Faça algo de bom para seus pés! Os músculos fortes e saudáveis dos pés não apenas protegem contra lesões, mas também garantem uma boa postura geral.
Nesse artigo iremos te mostrar exercícios simples e curtos para a ginástica dos pés que pode integrar no seu dia-a-dia.
É difícil acreditar que nossos pés são negligenciados principalmente durante os treinos, afinal ficamos de pé e andamos sobre eles todos os dias.
No entanto, a caminhada normal usa apenas uma fração dos muitos pequenos músculos do pé.
Os grandes grupos musculares em particular fazem o trabalho e a função de suporte é deixada para os ligamentos.
No entanto, músculos fortes do pé podem aliviar os ligamentos e, assim, prevenir a dor.
Os seguintes exercícios para ginástica diária dos pés podem ser facilmente integrados à vida cotidiana em casa.
1. Ginástica para os tornozelos: suporte de uma perna
Exercícios em superfícies instáveis são particularmente adequados para os tornozelos. Por exemplo, o exercício de pé de uma perna em um tapete macio, no sofá ou na areia.
Se você já tem prática, feche os olhos e/ou faça movimentos rítmicos com os braços ao mesmo tempo, como círculos com os braços. Outro exercício de pé em uma perna: levante um pouco a perna esticada do chão, aponte o pé e desenhe círculos ou quadrados imaginários no ar.
2. Exercícios para o tornozelo: elevação do calcanhar
Para o tornozelo e os pés, a elevação do calcanhar é ótima. Este exercício levanta os calcanhares enquanto você tenta ficar na ponta dos pés o máximo possível e manter essa posição.
O exercício torna-se mais difícil com uma perna ou em uma plataforma instável.
Dica: Você também pode começar com os calcanhares abaixo da borda. Isso treina os músculos ainda mais, já que o músculo tem que trabalhar por um caminho mais longo.
3. Garras dos dedos
As garras do dedo do pé fortalecem toda a musculatura do pé e podem ser feitas em praticamente qualquer lugar – mesmo se você estiver de sapatos femininos. Apenas aperte os dedos dos pés no chão ou no ar e solte-os.
4. Espalhe os dedos dos pés
Exercícios para os pés onde você abre os dedos são ótimos para o arco transversal. Por exemplo, você pode usar as mãos para espalhar os dedos dos pés como um leque.
Para fazer isso, segure o pé com as duas mãos na borda interna e externa na área do metatarso e puxe cuidadosamente os dedos dos pés para o lado. Faça o exercício várias vezes e gradualmente deixe o pé trabalhar ativamente.
5. Ginástica criativa dos pés com pequenos ajudantes
Seja criativo! Há tantos exercícios que fortalecem os pés e tornozelos:
- Segure os lápis com os pés.
- Mova seus pés como uma lagarta.
- Tente mirar e levantar cada dedo do pé individualmente.
- Tente puxar uma toalha com os dedos dos pés.
- Pegue uma bola de tênis sob os pés e role toda a sola do pé sobre ela. Em vez de uma bola de tênis.
Dica: Se uma área doer, pise calmamente na bola com mais peso e segure-a até sentir a tensão liberar.
6. Exercícios de pés no slackline
Os exercícios de slackline valem ouro, principalmente para os pés. O slackline suporta uma postura saudável, promove a coordenação e também desenvolve os músculos do pé.
Conclusão
Por que os exercícios para os pés são importantes? Como você pode ver, os exercícios para os pés não são muito difíceis, levam muito pouco tempo e podem ser feitos em casa enquanto escova os dentes ou no sofá.
E o melhor de tudo: os benefícios são enormes, pois os músculos saudáveis dos pés previne lesões, previne problemas nas costas e nos joelhos, aumentam a coordenação e melhoram a postura. Há apenas uma coisa que esquecemos: cuidar de seus pés.