Controle-intensivo-do-Diabetes-1-previne-complicações-renais

Acompanhe seus Níveis de Açúcar

Fazer exercício é parte do tratamento do Diabetes. As atividades físicas ajudam a utilizar a glicose e, portanto, a baixar os níveis de açúcar no sangue, pois a glicose que está armazenada nos músculos e no fígado é usada como energia. Ao terminar a atividade, o seu corpo recarga o que tinha armazenado e toma glicose do seu sangue, fazendo com que seus níveis diminuem.

Sem dúvida, o exercício é um aliado no cuidado de sua saúde e um pilar muito importante no seu tratamento junto com uma alimentação balanceada e a tomada de seus medicamentos. No entanto, antes de fazê-lo é necessário que você conheça os seus níveis, pois, caso contrário, você pode expor a sua saúde.

Confira sua glicose 30 minutos antes de começar a sua rotina e volte a fazê-lo uma vez que você terminar, assim você vai saber o quão alto ou baixo é seu açúcar, e poderá agir em conformidade. Lembre-se, se seus intervalos são muito baixos, não deve exercitá-las, pois estaria se colocando para sofrer de hipoglicemia.

A lista a seguir pode ajudá-lo a tomar decisões de acordo com seus limites de açúcar:

Menos de 100 mg/dl. Não faça exercício, seus níveis são muito baixos, e você poderá entrar em perigo. Aconselhamos que come uma fruta ou uma bolacha salgada para aumentar seus níveis de glicose. Verifique os seus níveis-a novamente depois de 15 ou 30 minutos. O ideal é que você possa começar a fazê-lo quando sua glicose alcance os 100 mg/dl.

De 100 a 250 mg/dl. Geralmente, estes são limites seguros de glicose no sangue antes da atividade física.
250 mg/dl. Seus níveis são muito altos. Recomendamos consultar com seu Médico para que lhe faça um teste de cetonas na urina. Se o resultado mostra um nível moderado ou alto, é melhor que não faça exercício e espere que o nível desça.

Um índice alto de cetonas quer dizer que o seu corpo não tem insulina suficiente para controlar sua glicose no sangue. Esse problema pode resultar em uma condição muito grave que põe em risco a sua saúde, a chamada cetoacidose diabética. 300 mg/dl ou mais. Não faça nenhuma atividade física, pois você precisa baixar sua glicemia, para que possa trabalhar com segurança, caso contrário, a incrementarás ainda mais. Os níveis altos (hiperglicemia) provocam o diagnóstico de urina e, portanto, desidratação.

Depois da rotina de exercício é necessário que midas sua glicose. Se o exercício que você faz é muito requerente, pode ser que seus níveis são reestablezcan até depois de uma hora, já que seu corpo continuará utilizando glicose ainda quando tiver concluído. Daí a importância de se manter ativo, como parte de seu tratamento.