tratamento para diabetes

Agulhas são tão importantes como o tipo de insulina

Investigações a partir da década de 80, sugerem que a técnica de injeção é tão importante como o tipo de insulina, a dose fornecida para cada paciente.

A técnica de injeção abrange uma série de procedimentos como: tornar mais eficaz a absorção de insulina, menor risco de injeção na área intramuscular, e um fluxo adequado da mesma.

Para algumas pessoas a ideia de usar insulina para o controle do Diabetes é assustadora, principalmente devido a que, para isso, é necessário injetar. Por isso é que durante muitos anos tem trabalhado no desenvolvimento de pequenas agulhas, que provocam menos dor no momento da injeção.

No México se encontram as de 5 mm e 8 mm BD Ultra-Fine que oferecem ao paciente maior conforto no momento da injeção, estas agulhas são recomendadas para todos os tipos de pessoas. “Estima-Se que no México, por volta de 400 mil menores de 15 anos de idade têm Diabetes”, informa Alexandra Cavernas Licenciada em Nutrição e Educadora em Diabetes, este tipo de pacientes necessitam de injetar insulina diariamente, o que envolve saber injetar a profundidade adequada para aproveitar corretamente a insulina.

Os pacientes com Diabetes mellitus que necessitam de insulina, em sua maioria, recorrem à dobra da pele e injetar a agulha em um ângulo de 90°. Com as agulhas de 5 mm já não é necessário recorrer à técnica do aperto mesmo que se dê em um ângulo de 90°.

Com este tipo de agulhas, o paciente já não tem que se preocupar com injetado no músculo onde a insulina é absorvida mais rápido, podendo causar alguns problemas como dor, sangramento, baixas nos seus níveis de açúcar no sangue, entre outros.

Os locais recomendados para as injeções de insulina incluem:

  • Parte superior do braço
  • Parte superior da coxa
  • Ao abdômen e glúteos (parte superior), já que têm uma quantidade adequada de gordura e muito poucos nervos, o que torna mais fácil a injeção subcutânea para o tratamento de insulina.

As agulhas BD Ultra-Fine são 37% mais curtas do que as normais, tendo comprimentos que vão desde 5mm a 13mm de comprimento e espessura de 3/16 até 1/2. “É muito importante não re usar as agulhas para aplicação de insulina, já que isto pode ter efeitos e conseqüências negativas sobre o controle glicêmico”, diz a especialista.

Conversou com o seu Médico sobre a agulha indicada para a aplicação da sua insulina.

Leia também: