Alimentos-que-se-hidratamAlimentos que se hidratam

Há pesquisas que mostraram que comer alimentos com alto conteúdo em água ajuda a sentir-nos muito mais satisfeito com menos calorias. Assim, são várias as vantagens que nos dão de comer alimentos ricos em água.

Em primeiro lugar, para evitar esses incômodos dores de cabeça e o aumento que a desidratação pode nos causar. E em segundo lugar, contornar o esquecimento que muitas vezes temos de beber uma quantidade suficiente de água, esta lista de alimentos ricos em água nos ajudar a manter um certo nível de hidratação e a sentir suficientemente satisfeitos.

melanciaMELANCIA

Este delicioso fruto cuja cor pode variar do vermelho ao amarelo, contém até 92 % de água (daí o nome em inglês, Watermelon).

Quando a temperatura ambiente é elevada, não há nada mais refrescante que uma boa cunha de melancia, e se nós somos criativos, podemos desfrutar de uma ampla variedade de receitas com essa fruta.

Quando é vermelha, o seu conteúdo em licopeno (um grande antioxidante) é elevado, o que ajuda a combater doenças cardíacas e a prevenir certos tipos de câncer, principalmente o de próstata.

pepinoPEPINO

Quando temos sede, podemos optar por beber um bom copo de água, ou se, além disso, queremos ingerir algum alimento que nos beneficie, uma das melhores opções a encontramos no pepino.

Com um índice de 95% de água, é quase como um copo de água pura. Além disso, o seu conteúdo de vitamina C representa cerca de 6% do valor diário recomendado, contém algo de fibra e um grande poder alcalinizante, é um alimento de valor inapreciável.

Sua versatilidade culinária nos permitirá usá-lo em saladas, sopas, molhos e cru (em fatias, com limão e sal é extremamente refrescante) Assim, não temos desculpa para não comer um ou vários por dia.

morangosMORANGOS

Um dos frutos mais deliciosos que a natureza nos dá, não somente é rico em água (com 91% de sua composição), mas que é uma rica fonte de vitamina C (mais que a maioria dos frutos), alto teor de Vitamina B (fundamental para o crescimento normal e saudável de novas células) e ácido fólico. Além disso, seu teor calórico é muito baixo.

Por isso, não só contribui de uma forma significativa a nossa ingestão total de líquidos, mas que traz elementos vitais para a nossa saúde.

E para “piorar”, é delicioso em qualquer forma que imaginar prepará-la. Uma excelente opção para fazer sobremesas à base de frutas.

alfacesALFACES

Esta excelente legume tem toda uma série de propriedades que a tornam ideal não somente pelo seu alto conteúdo em água (90%), mas porque contém uma quantidade apreciável de antioxidantes e, claro fibra.

Tudo o que contribui para a manutenção de uma pele saudável, um sistema digestivo saudável e uma ótima visão. Então não vamos deixar de lado uma boa salada de alface em qualquer uma de nossas refeições, há muitas razões, como vimos, para comer ao menos uma diária.

aboboraABÓBORA

Quando não, apenas nos interessa-nos manter hidratados, mas ingerir a dose suficiente de vitaminas e minerais, a abóbora de inverno ou de noz vai nos ajudar muito. Contém uma quantidade apreciável de Vitamina A (mais de 400% do valor diário recomendado), é essencial para a visão, além de vitamina C, potássio e manganês. E com 88 % de água, esta abóbora doce é um alimento ideal.

iogourteIOGURTE

Outro dos alimentos que nos interessa introduzir em nossa dieta, não somente pelo conteúdo de água (85 – 88%), mas por suas outras propriedades, é o iogurte. O qual, além disso, é uma rica fonte de cálcio, vitamina B12 e riboflavina, e se é de fabricação orgânica, uma apreciável riqueza em probióticos, que são fundamentais para a saúde do nosso aparelho digestivo.

mamãoMAMÃO

Para finalizar a lista de alimentos ricos em água, mencionaremos este fruto não somente possui um alto conteúdo em água (88%), para nos manter hidratados, mas que, além disso, possui propriedades antiulcerosas comprovadas, licopeno e um apreciável teor de fibra (3 gramas e apenas 55 calorias) em uma porção de uma xícara.

Depois de ver esta lista, é evidente que nos será muito mais fácil manter adequadamente hidratados e além disso, nós o levaremos de presente, muitos nutrientes essenciais para a nossa dieta saudável.