dicas para cozinhar sem somar colesterolAprenda a cozinhar mais saudável com estas dicas

O segredo para perder calorias para as suas refeições, está em como você prepara os alimentos. E é que, embora estejamos comendo legumes, se o modo de prepará-las é com muito óleo ou fritas, as calorias vão aumentar significativamente, fazendo perguntar porque não baixas de peso.

Com as dicas anotadas em seguida, você vai diminuir de seus pratos gorduras (saturadas, trans e totais), sódio, açúcar e calorias totais, além de que irá aproveitar melhor os nutrientes de cada alimento.

O MELHOR MÉTODO PARA CADA ALIMENTO

  • Carnes: cozido, assado, grelhado, ensopado, cozido.
  • Peixes e frutos do mar: grelhado, no forno, papel de parede, no ceviche.
  • Legumes: no vapor, assados, refogados com pouco óleo em spray, em sopa, frescas e cruas, com limão.
  • Frutas: frescos, naturais, com casca, em pedaços, acompanhadas de iogurte e nozes.

ALGUMAS DICAS PARA COZINHAR

O stir-fry é um método de cozimento saudável, que se baseia em frite com pouco óleo e mexendo a mistura constantemente. A alta temperatura e o cozimento constante faz com que o óleo não é absorvida tanto e que os alimentos fiquem no seu ponto de cozidos. É uma boa opção para a vegetais, aves, peixes e frutos do mar.

Use ervas (frescas ou secas) e especiarias para dar sabor e aroma aos seus pratos. É uma boa opção para substituir o sal. Algumas opções são o manjericão, cebolinha-verde, orégano, tomilho e o cominho.

Preferir assar em vez de fritar, assim, diminuir a quantidade de calorias e gordura.
O papel de parede é um método de cozimento que conserva a umidade, o sabor e os nutrientes. Basta que embrulhar o peixe e/ou vegetais em papel alumínio com algum enfeite, como limão e coloque-o no forno até que coza

Para acompanhar as saladas, usa um par de colheres de sopa de azeite de oliva, limão, vinagre, sal e pimenta.
Acrescenta muitas verduras seus guisados, desta forma você aumentará seu consumo das mesmas e reduzirá a quantidade de calorias por porção.