câncer de pulmão e diabetesCâncer de pulmão e Diabetes

Estudos epidemiológicos têm encontrado associações entre o Diabetes e o câncer, incluindo câncer de cólon e reto, da mama, do endométrio e do pâncreas. Além disso, verificou-se que a incidência de câncer pulmonar em pacientes com Diabetes é maior do que na população em geral.

O tabagismo é o maior fator de risco para câncer de pulmão, e foi relatado que a resistência à insulina e Diabetes mellitus tipo 2 apresentam-se mais freqüentemente em pessoas que fumam. Vários mecanismos biológicos plausível poderiam explicar esta relação causal.

Em particular, a hiperglicemia que ocorre em pacientes com glicose anormal de jejum e com Diabetes mellitus tipo 2, pode influenciar diretamente o desenvolvimento de câncer através do fator de crescimento semelhante à insulina (IGF) ou da estimulação dos receptores para o fator de crescimento.

Um estudo comparativo de câncer de pulmão em pessoas com Diabetes, que também são fumadoras concluiu que existe um risco maior entre as mulheres, embora não seja muito significativa.

Diabetes Care publicou outro estudo cujo objetivo era avaliar a incidência de câncer pulmonar em pacientes com Diabetes e investigar a hipótese que afirma que a percentagem deste tipo de câncer é maior em pessoas com Diabetes, do que na população geral.

Depois de analisar a 66 mil 848 pacientes com Diabetes, concluiu-se que não existe um risco aumentado de câncer pulmonar em pacientes com Diabetes, a razão, a esperança de vida destes últimos, que morrem em idades precoces, devido ao descontrole da glicose, por que não dão tempo para que se desenvolva este tipo de câncer.

>>>Quer parar de fumar saiba como a<<<