Todos os dias surgem dicas e comentários a respeito de novos produtos de origem natural que podem ajudar a emagrecer.

Nessa lista entrou o chá de sene, uma planta de uso medicinal que é bastante usada em casos de prisão de ventre.

chá-de-seneChá de sene para que serve?

Embora não aja promovendo a queima de calorias ou acelerando o metabolismo o chá de sene emagrece e pode ser o empurrãozinho que estava faltando para você delinear a sua silhueta.

Ficou curiosa em saber como esse chá pode te ajudar? Continue lendo e tire todas as suas dúvidas.

Qual a origem do sene?

A planta pertence a família das Cesalpiniáceas e tem sua origem no continente africano do qual se espalhou para o Oriente Médio e Índia. Atualmente, o sene pode ser encontrado em qualquer parte do mundo e fez grande fama como a planta que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino.

Benefícios do Sene

Como se trata de uma planta que pode ter ação muito positiva no intestino o chá de sene é bastante usado em pessoas que sofrem de prisão de ventre. Conheça melhor alguns dos benefícios que esse chá oferece para quem o toma com regularidade:

  • Possui antroquinonas

Os compostos que recebem o nome de antroquinonas são verdadeiros laxantes naturais que tem o poder de melhorar o trânsito intestinal. A eliminação de fezes do organismo é um processo muito importante para o bem estar e para evitar a sensação de estufamento.

A ação desses compostos produz mais contrações no intestino grosso de maneira que o processo realizado pelo intestino se torna mais assertivo.

O trânsito do bolo fecal é acelerado e assim o corpo deixa o inchaço no passado. O tempo de ação estimado para a primeira dose desse chá é de 10 horas, pois primeiro precisa realizar o processo de irritação das paredes do intestino para somente depois eliminar as fezes.

  • Eliminação de gases

Um problema muito constrangedor que algumas pessoas enfrentam é o excesso de gases. Para não ter esse tipo de constrangimento você pode passar a tomar chá de sene, os gases são decorrentes de dificuldades que o seu intestino enfrenta para eliminar as fezes.

  • Bom humor

Você já ouviu falar a respeito do efeito que a constipação (dificuldade para eliminar as fezes) pode ter sobre o humor da pessoa? Pois, saiba que pessoas que tem dificuldades de ir ao banheiro como deveriam podem se sentir mais propensas a ter mau humor.

Sendo assim podemos dizer que o chá de sene pode contribuir também para o bom humor dos indivíduos. Quem sabe o que falta para você é tomar um pouco desse chá?

  • Freio na absorção de gordura

Algumas pessoas perceberam que o chá de sene oferece outro benefício além de estimular o melhor trânsito intestinal, evita a absorção de gordura. Porém, é importante deixar claro que essa não é a ação principal desse chá e que cada organismo apresenta um tipo de reação diferente.

Chá de sene emagrece?

Como explicamos no começo desse artigo o chá de sene não acelera o metabolismo e nem provoca a queima de calorias como alguns tipos de chás fazem. A ação que contribui para o emagrecimento diz respeito aos seus benefícios intestinais.

Um intestino que não funciona corretamente acarreta em inchaço que produz aquela temida barriguinha. Então se está tudo bem com o seu trânsito intestinal o seu corpo estará automaticamente mais bonito.

Chá de sene tem efeitos colaterais?

Como toda e qualquer bebida que tem ação medicinal o chá de sene também pode oferecer efeitos colaterais.

Observe que esse chá age irritando a mucosa do intestino para força-lo a trabalhar com mais assertividade, então se você beber uma quantidade muito grande dessa bebida pode acabar tendo problemas como enjoos, cólicas e até mesmo vômitos. Exatamente por isso que não é recomendado tomar grandes quantidades de chá de sene.

É importante ressaltar ainda que o chá de sene possui contraindicações para gestantes, crianças e mulheres que estejam amamentando ou no período menstrual.

Quem sofre de problemas intestinais deve evitar beber chá de sene podendo agravar o quadro clínico. É bom consultar o seu médico antes de começar a tomar esse chá com regularidade.

Dicas de como fazer e beber chá de sene

Preparar esse chá é bastante simples, coloque uma colher de sopa de sene seco em 200 ml de água fervente. A infusão deverá descansar por cerca de meia hora, você deverá então coar a bebida e tomar imediatamente.

Não indicamos fazer grande quantidade do chá de uma vez, pois ao guarda-lo ele perde boa parte de suas propriedades. Se achar necessário você pode adoçar o chá de sene com adoçante.

O melhor momento do dia para beber chá de sene é logo antes de dormir, pois assim os efeitos serão percebidos na manhã seguinte. Lembre-se de não beber mais do que uma xícara de chá de sene para não ter efeitos colaterais.

Uma bebida que pode ajudar a deixar o seu corpo trabalhando melhor e oferecer a possibilidade de emagrecer com saúde. Ao sentir qualquer tipo de reação adversa ao beber esse chá suspenda o uso e consulte um médico. Com a sua saúde não se brinca!

Vida saudável

Não adianta nada beber chá de sene se você não mantém um estilo de vida saudável. Ter uma alimentação equilibrada e praticar atividade física com regularidade é essencial para conquistar um corpo bonito e saudável. Tendo uma alimentação saudável a ação do chá será ainda mais benéfica, pois estará tudo bem com o trânsito intestinal.

A atividade física se tornará mais prazerosa depois de começar a fazer uso do chá de sene uma vez que o intestino funcionando bem pode ajudar a tornar o seu corpo mais preparado para realizar esse tipo de tarefa.

Nossa dica para conseguir o corpo dos seus sonhos é realizar atividade física, manter uma alimentação equilibrada e tomar uma xícara de chá de sene quando achar que seu intestino não está funcionando como deveria sempre tendo o cuidado para não tomar uma superdose e assim ter problemas intestinais.