Atualmente, existem muitos rumores na mídia dizendo que é possível emagrecer comendo chocolate. O que a maioria das pessoas desconhece, é que esse tipo de manchete existe para chamar a atenção e ter as publicações vendidas aos montes, já que a verdade é bem diferente do que sugerem as palavras.

Quando as pessoas ouvem dizer que chocolate emagrece ou ajuda a emagrecer, já se imaginam comendo barras e barras de 180grs de chocolate ao leite e começam a pensar em comprar os maiores ovos de páscoa que estiverem nas prateleiras.

perder peso comendo chocolate

Para transmitirem a verdade, as manchetes deveriam dizer que “comer cacau emagrece” porque na verdade, o elemento do chocolate que promove uma ação termogênica no organismo é o cacau, que se for consumido in natura tem um gosto forte e amargo.

Quando passamos da imagem da barra de chocolate ao leite de 180 gramas para a do fruto de formato ovalado e cor amarronzada, o prazer logo diminui, já que comer cacau não é um hábito que faça parte da rotina das pessoas. Inclusive é muito difícil encontrar o fruto fora da natureza, já que toda sua produção acaba indo parar nas indústrias alimentícias.

O efeito do cacau no organismo é o de “aquecimento” interno, o chamado produto termogênico que promove um aumento da temperatura corporal, fazendo com que o corpo precise aumentar o metabolismo para voltar ao normal.

Sendo assim, comer várias barras de chocolate ao leite não produzirá um efeito saudável para o emagrecimento, pelo contrário, a grande quantidade de gorduras e leite que faz parte desses produtos, causa fermentação e aumento de peso.

Qual chocolate pode comer na dieta ?

emagrcer comendo chocolatePorém nem tudo está perdido, existe uma boa notícia para os chocólatras de plantão que não passam um dia sequer sem consumir o tão apreciado chocolate.

Como o que ajuda a emagrecer é o cacau, as barras de chocolate que contenham maior quantia desse produto são as indicadas para o consumo de quem está fazendo dieta.

Assim, o chocolate meio amargo é o grande indicado para ajudar no processo de emagrecimento, mas que mesmo assim não pode ser consumido em grande quantidade.

Um quadradinho após o café da manhã ou almoço é suficiente para promover o efeito termogênico no organismo.

Inclusive, existe na mídia, um processo de emagrecimento chamado “dieta do chocolate” que na verdade é uma dieta de baixas calorias com o consumo do produto inserido em um determinado horário do dia, veja como funciona:

  • Café da manhã: 1 fatia de pão integral, 1 copo de leite desnatado e 1 fruta.
  • Lanche da manhã: 150 grs de chocolate amargo ou meio amargo (sempre essa quantidade consumida de uma só vez e sempre nesse horário do dia)
  • Almoço: Uma porção pequena de legumes, um tipo de proteína e uma porção pequena de um carboidrato.
  • Lanche da tarde: 1 fruta (de preferência cítrica – laranja, abacaxi)
  • Jantar: Uma porção medida de legumes cozidos, um tipo de proteína.

Repare que o consumo de chocolate é feito no mesmo horário todos os dias, isso ajuda a acostumar o organismo a acelerar o metabolismo para abaixar a temperatura gerada pelo chocolate, potencializando a perda de peso.