como tomar BCAA em capsulasComo tomar BCAA em cápsulas

Os suplementos feitos a base de Branch Chain Amino Acids (BCAA), que significa Aminoácidos de Cadeia Ramificada, tem ganhado bastante espaço no mercado para o público que está em busca de aumento dos músculos.

As cápsulas de BCAA são uma opção para que eles que desejam ajudar seu corpo na formação de músculos de uma forma mais prática. A seguir vamos explicar um pouco mais sobre os suplementos que usam aminoácidos como base.

Aminoácidos – O que são?

Os aminoácidos são fundamentais para o bom funcionamento do corpo humano pelo fato de que possuem a capacidade de combinar as suas moléculas entre si de maneira a formar polímeros que são os constituintes das proteínas e exatamente por isso tem um papel tão relevante para a construção de músculos.

Nosso corpo demanda de aproximadamente 20 tipos de aminoácidos sendo que nem todos são sintetizados pelo próprio organismo. Os aminoácidos BCAA estão no grupo que não é fabricado pelo corpo (chamados de aminoácidos essenciais) e que deve ser adicionado ao organismo por meio da alimentação. Basicamente o BCAA é formado por três aminoácidos: Leucina, Isoleucina e Valina.

Para que serve BCAA (Aminoácidos)?

aminoácidos-para-que-serveA função básica dos aminoácidos é contribuir para a síntese de proteínas em nosso organismo. Os aminoácidos são constituídos basicamente de hidrogênio, carbono, nitrogênio e oxigênio. É a ligação desses compostos que dá origem aos aminoácidos que irão realizar ligações peptídicas entre si dando origem ao que conhecemos como proteínas. Dessa forma o papel dos aminoácidos é formar as proteínas que são cruciais para a construção do tecido muscular.

Como BCAA age na construção dos músculos

BCAA-engordaQuando uma pessoa pratica uma atividade como musculação não está construindo músculos e sim está lesionando os mesmos. Os BCAA’s tem como função agir na recuperação dessas lesões para que os músculos sejam construídos. O corpo entra no chamado estado catabólico quando está realizando atividade física como levantamento de pesos, por exemplo.

Se o corpo não receber os nutrientes de que precisa nessa fase acabará retirando aminoácidos dos músculos para que possa suprir sua necessidade. Dessa forma mesmo quem realiza duros treinos de musculação pode acabar perdendo massa magra. Os suplementos de BCAA ajudam a evitar essa perda oferecendo ao organismo o que ele precisa naquele momento.

Outro ponto fundamental da ação desses suplementos é aumentar a produção de insulina que age potencializando a absorção de aminoácidos e outros nutrientes pelo organismo. Com isso o corpo terá mais matéria-prima para construir músculos melhorando o ganho de massa magra. A recomendação é tomar os suplementos BCAA antes ou depois dos treinos.

Qual a dose recomendada?

Os especialistas recomendam que o consumo de BCAA seja de 4 a 8 gramas antes e de 4 a 8 gramas depois do treino. É possível manter um consumo menor do suplemento, porém, é claro que os resultados também serão em menor escala. Maiores doses (respeitando sempre o limite citado) oferecem recuperação mais rápida e mais eficácia.

BCAA cápsulas ou líquido?

A versão de BCAA em cápsulas oferece absorção mais rápida pelo organismo de maneira que se mostra mais eficaz a longo prazo. A quantidade de cápsulas recomendada é de 2 a 5 antes e de 2 a 5 depois do treino. Algumas pessoas apresentam irritabilidade no estômago devido ao consumo de cápsulas de BCAA sendo mais indicado nesses casos a versão líquida.

BCAA engorda?

Quem está preocupado que os suplementos BCAA possam engordar pode ficar tranquilo, pois eles são aminoácidos de maneira que não possuem calorias e nem tem carboidratos. A ação dos BCAA’s consiste basicamente em ajudar a formar proteínas que irão auxiliar na construção de músculos.

BCAA emagrece?

Assim como ele não engorda também não emagrece, o foco desse tipo de suplemento é a construção de músculos. Em geral os suplementos emagrecedores são do tipo termogênicos, feitos a partir de substâncias que elevam a temperatura do corpo para que ele queime calorias.

Quem estiver realizando uma dieta de baixa ingestão calórica ao mesmo tempo em que está fazendo uso desse suplemento não terá nenhum problema. O suplemento não interfere na dieta.

BCAA efeitos colaterais

É importante deixar claro que os efeitos colaterais de BCAA são pouco comuns, porém, algumas pessoas podem apresentar:

  • Náuseas;
  • Redução da coordenação motora;
  • Queda da glicose (quantidade de açúcar no sangue);
  • Dores de cabeça;
  • Comprometimento dos rins em pessoas que já tem algum tipo de problema renal;
  • Problemas em pacientes que tem Esclerose Lateral Múltipla podendo inclusive levar a óbito.

BCAA – Interação com outros suplementos

mix de suplementosUma das grandes dúvidas que os interessados em suplementação tem diz respeito à possibilidade de usar BCAA em conjunto com outros tipos de suplementos. As melhores combinações de suplementação de proteína são: caseína, albumina, whey protein e soy protein.

Contudo, ressaltamos que esse tipo de suplemento, especialmente Whey Protein já contém grande quantidade de aminoácidos. Nem todo mundo precisa de suplementação com BCAA, depende muito do organismo e de sua possível deficiência de aminoácidos. O objetivo do indivíduo também deve ser levado em consideração, esse tipo de suplemento é recomendado para quem deseja ganhar massa magra.

O suplemento pode ser usado também em conjunto com suplementos de aminoácidos como creatina, glutamina, arginina entre outros. Pode ainda ser consumido juntamente a suplementos termogênicos e emagrecedores. Antes de começar o uso de qualquer tipo de suplementação procure seu médico para saber o que você pode e não pode adicionar a sua rotina para evitar efeitos colaterais desagradáveis.

O papel da alimentação e da prática de atividade física

Apenas incluir suplementos de BCAA em sua rotina não irá te ajudar a ter o corpo definido dos seus sonhos. É essencial que o indivíduo mantenha uma rotina de atividade física e alimentação equilibrada. Somente assim o suplemento terá eficácia, pois é necessário que o corpo seja estimulado (tenha os músculos lesionados por meio de atividades como musculação) para que construa massa magra.

É possível ter acesso a aminoácidos BCAA a partir da alimentação, a carne vermelha é um exemplo de alimento que possui os três aminoácidos BCAA. Você pode consultar um nutricionista para te ajudar a elaborar uma dieta eficaz.