Cuidado com o açúcar em crianças!

Cuidado com o açúcar em crianças!

Um estudo realizado pela Universidade de Emory, nos Estados Unidos, revelou que as crianças e jovens que consomem açúcar adicionada em bebidas e alimentos são propensos a desenvolver hipercolesterolemia e triglicerídeos altos, o que os torna propensos a ter, em algum ponto de sua vida adulta, uma doença cardíaca.

De acordo com a pesquisa, as crianças e os jovens com obesidade que consomem muito açúcar adicionado apresentam maior resistência à insulina, um dos fatores de risco mais importante para o desenvolvimento de Diabetes tipo 2.

Os resultados do estudo demonstraram que o 21.4% da energia dos adolescentes estudados, mais de 2 mil indivíduos com idades flutuantes entre os 12 e os 18 anos, provinha dessa fonte, e aqueles que gastavam níveis mais elevados apresentavam níveis mais baixos de lipoproteínas de alta densidade (HDL): o colesterol bom, e maiores de triglicerídeos e lipoproteínas de baixa densidade (LDL): colesterol ruim.

O estudo mostrou que os adolescentes que consomem em grande medida açúcares adicionados, apresentavam níveis de colesterol ruim do 94.3 mg/dl, comparados com os 86.7 mg/dl aqueles que não consumiam tanta açúcar: 9% de diferença.

Por seu lado, os níveis de triglicerídeos, os consumiam muitos açúcares adicionados, era de 79 mg/dl em referência com o 71.7 % dos que tomavam níveis mais baixos: 10%.

Os realizadores do estudo aconselham incutir nos pequenos uma dieta saudável e evitar que consomem muito açúcar.

Com informações de 20minutos.é