Diabetes: primeira causa de morte em mulheres

Aurora do Rio, encarregada do Centro Nacional de Equidade e Gênero e Saúde Reprodutiva, declarou em entrevista com a comunicadora Tere Aviña, que a Diabetes é a primeira causa de morte em mulheres

Este fato, segundo o especialista, é provocado por vários fatores de risco que arrasta este padecimento, como são o sobrepeso e a obesidade, considerada esta última como a primeira causa de morte neste século. A segunda causa de morte das mulheres acabou por ser o infarto.

Por outro lado, os sofrimentos dos órgãos reprodutivos femininos costumam ser os problemas de saúde mais frequentes em mulheres, e embora não precisamente provocam mortes, o que se gera é deficiência.

A este respeito, do Rio explicou que, embora se sabe que as mulheres vivem mais que os homens, elas também vivem com mais deficiência. “Há doenças que não matam, mas produzem ausências ao trabalho, falta de produtividade, depressão e ansiedade. As mulheres vivem com muito mais ansiedade do que os homens”.

Por isso, recomendou que as mulheres façam um alto em sua vida e dediquem algum tempo para si mesmas, por exemplo, praticando alguma atividade física.

Com informações da Radio Fórmula