O desejo de emagrecer faz parte da vida de muitas pessoas e uma boa parte delas consegue um resultado satisfatório, porém, encontra dificuldade em manter o que foi conquistado.

O difícil não é necessariamente emagrecer, mas sim garantir que o processo seja definitivo. Para quem está sempre travando uma dura batalha contra a balança a dica é estabelecer em sua vida uma dieta saudável para emagrecer de uma vez por todas.

Dieta saudável para emagrecer de uma vez por todasNão existe fórmula mágica para emagrecer

O desejo de emagrecer rápido faz com que as pessoas não percebam que é necessário começar com calma. Pense da seguinte maneira, os quilos a mais que você está tentando eliminar não se instalaram aí de uma semana para outra.

Então por que seriam perdidos em poucos dias? É importante ressaltar que não existe fórmula mágica para evitar dietas extremistas com restrições absurdas que façam seu organismo perder a energia.

Pode até ser que uma dieta em que se deve consumir apenas alface durante uma semana te faça perder alguns quilos rapidamente, mas no momento em que essa dieta terminar o peso irá voltar na mesma velocidade.

Isso sem contar que as chamadas dietas de emergência são muito perigosas para o organismo. Exatamente por isso é necessário promover em sua vida uma reeducação alimentar.

Reeducação alimentar

Somente mudanças de hábitos serão capazes de oferecer a você mais saúde e disposição. Emagrecer e manter o resultado depende de estabelecer um ritmo e uma rotina saudável e compatível com o seu novo corpo. Ter uma alimentação com base em alimentos saudáveis irá ajudar a melhorar o seu humor, a sua pele enfim diversos aspectos que contribuem para ser uma pessoa plena.

Tempo para emagrecer

Se você deseja um bom resultado a longo prazo deve saber que será difícil perder grande quantidade de peso do dia para a noite. O mais saudável é eliminar entre 1 e 2 kg por semana quando se estabelece uma dieta pouco calórica associada com atividade física. Não se deve tentar emagrecer muito num espaço de tempo curto.

Uma forma de encontrar uma dieta que seja ideal para o seu organismo é consultar um nutricionista. Esse especialista irá fazer uma série de testes e exames para saber o que é mais efetivo para você. Dietas que são divulgadas na internet dificilmente se mostram efetivas para todos porque cada organismo responde de uma maneira aos estímulos.

Escolhendo os alimentos que farão parte do seu cardápio

Devemos sempre partir do princípio que nenhum alimento emagrece, todos os alimentos engordam. O que faz de alguns alimentos opções melhores do que outros é o fato de que eles engordam menos que outros ou se mostram mais saudáveis para o organismo. Há também que se observar que alguns alimentos quando combinados tornam o organismo mais assertivo em seu funcionamento.

Para ter uma dieta saudável é importante que ela seja rica em alimentos como frutas, verduras e legumes. Prefira sempre os alimentos que são menos calóricos em detrimento de frituras. Fazer substituições é uma forma inteligente de manter a sua alimentação no dia a dia muito mais saudável e passível de te ajudar a emagrecer. Pense nas quantidades de calorias e assim opte por alimentos menos calóricos.

Fracione suas refeições

cardapio dieta isenta de gluten e lactoseQuando algumas pessoas que estão tentando emagrecer recebem o conselho de fazer 6 refeições ao dia, alimentando-se de 3 em 3 horas ficam confusas. O grande segredo para fazer mais refeições e emagrecer é fazer escolhas saudáveis para essas refeições. Isso significa escolher alimentos menos calóricos como frutas e verduras, por exemplo.

Além disso, esse tempo entre uma refeição e outra é o ideal para evitar que seu organismo sinta fome e com isso promova o acúmulo de gordura. Sempre que passamos muitas horas sem nos alimentar estamos dizendo ao nosso organismo que ele deve acumular gordura para a sua satisfação.

Alimentos que ajudam a emagrecer

Agora que você já sabe da importância de fazer boas escolhas para o seu cardápio do dia a dia e do tempo de intervalo entre uma refeição e outra vai gostar de conferir algumas dicas de alimentos que te ajudam a emagrecer:

Pera – A grande vantagem que essa fruta tem é oferecer uma boa quantidade de fibras para o seu organismo de maneira a melhorar a atividade do intestino evitando o acúmulo de gordura na região abdominal. Também oferece sensação de saciedade por mais tempo. Não tire a casca.

Couve-flor – Pode até não ser o alimento mais querido em termos de sabor, mas se destaca por fornecer grande quantidade de vitamina C para o organismo e ainda ter uma série de nutrientes quando consumido cru. Também é um alimento com baixo teor calórico.

Alho – Outro alimento que não é exatamente querido, mas que é bastante eficaz para uma dieta saudável. Ele contribui para reduzir o mal colesterol assim como acelerar o seu metabolismo oferecendo maior intensidade de queima calórica.

Aveia – Possui grande quantidade de fibras o que contribui para um melhor trânsito intestinal além de oferece vitamina E para o organismo, essa vitamina é um importante antioxidante que combate os radicais livres responsáveis pelo processo de envelhecimento precoce.

Chá verde – Essa é uma bebida poderosa para limpar o seu organismo uma vez que promove desintoxicação. Ajuda ainda a evitar a retenção de líquidos e acelera o metabolismo promovendo a queima calórica. Porém, saiba que para ter todos esses benefícios é necessário incluir uma quantidade considerável desse chá em seu dia a dia, algo em torno de cinco xícaras.

Brócolis – Bastante versátil para a culinária o brócolis também oferece uma série de benefícios que incluem entre outras coisas ser um ótimo diurético, um regulador natural do intestino e alimento que oferece boa sensação de saciedade.

Melancia – Ótima fruta para incluir numa dieta saudável por ser composta de grande quantidade de água além de promover a desintoxicação do organismo eliminando substâncias tóxicas. Combate ainda a sensação de inchaço e oferece ação diurética. Auxilia na redução de acúmulo de gordura abdominal.

Limão – Oferece grande quantidade de antioxidantes, minerais e vitaminas que são essenciais para a sua saúde e manutenção da eliminação de peso. Contudo, vale a ressalva de que diabéticos não devem consumir grandes quantidades de limão porque ele possui muito açúcar.