Forma parte da Slow Food!
O Slow food é um movimento que luta por contrariar a pressa da vida moderna para voltar a comer tranquilamente. Este movimento iniciou-se na Itália em 1986 e tem-se expandido por todo o mundo e hoje conta com mais de 100 mil adeptos espalhados por 110 países.
O movimento Slow food, é a contrapartida da cultura do Fast food, comida rápida, procura retornar às raízes da preparação dos alimentos e o desfrute deles. O Slow food rejeita os hábitos que diminuem a qualidade de vida e promove um estilo de vida mais lento e descontraído que nos permita desfrutar de todas as nossas atividades, desde a comida até o nosso tempo de lazer.
Benefícios do Slow food
Favorece uma boa digestão, já que promove uma lenta e a correcta mastigação dos alimentos.
Educa o paladar, pois promove a inclusão na dieta dos sabores suaves e tradicionais frente aos sabores intensos de comida rápida.
Os alimentos que fazem parte do cardápio são os de maior qualidade e mais naturais, isto às vezes pode encarecer um pouco o preço.
Uma refeição descontraída e tranquila favorece as relações sociais.
Mas o Slow Food é muito mais do que apenas comer de forma lenta, pois o movimento também nos encoraja a mudar certos hábitos de vida para desfrutar de cada dia:
- Dormir pelo menos 8 horas diárias
- Comer mais frutas e vegetais
- Praticar exercício físico pelo menos 30 minutos diários
- Esquecer um pouco do relógio
- Comer devagar
- Preparar a comida dedicando-lhe todo o tempo que precisar, sem fazer outra coisa ao mesmo tempo