Fresco vs congelado o que é melhor?

fresco-ou-congeladoFresco Vs Congelado O Que É Melhor?

Na hora de consumir alimentos frescos ou congelados, se costuma levantar a comparação nutricional para escolher um ou outro.

No entanto, comprar nossos alimentos sempre frescos pode estar conservando um tanto a quantidade de nutrientes que recebemos, já que a vida útil dos nutrientes nos alimentos frescos não é morta.

E, a menos que tenhamos nossa própria fazenda de onde coletamos diretamente os alimentos que vamos consumir no dia, quando compramos no supermercado, podem não ser tão “fresco” como nutricionalmente precisamos.

Por isso, uma compra equilibrada de produtos frescos e congelados, pode ser nossa melhor opção. Vamos estender um pouco sobre estas afirmações:

Consequências Do Processado

Ao congelar a maioria das frutas e verduras, elas passam por um processo de “branqueamento”, durante o qual certas vitaminas são prejudicados, no entanto a maior parte do valor nutritivo original de um vegetal se mantém íntegro durante o congelamento.

Em outro processo, os fabricantes cortam as verduras e as submetem a água quente, para fixar a cor e eliminar as bactérias nocivas, e embora as vitaminas C e B não se decompõem quando expostos a esse calor, sim são solúveis em água, assim que os legumes congelados não são fontes ideais dessas vitaminas.

Outra consequência do armazenamento a longo prazo é que a vitamina C degrada, por isso o melhor é comer produtos frescos, o mais rapidamente possível depois de comprá-los no mercado.

Outros antioxidantes também são afetados pelo congelamento, embora não em todos os vegetais. Por exemplo, os feijões verdes frescas têm mais beta-caroteno que as congeladas, no entanto, as ervilhas congeladas têm mais do que os frescos.

E é necessário ter presente que a duração da vigência nutricional dos produtos congelados não excede o ano: após todos os componentes nutricionais, vitaminas e outros, começam a degradar-se a toda a velocidade.

Recolha  Embalagem

Os produtos selecionados para o seu congelamento, se deixam amadurecer completamente e então se reúnem, em vez de cosecharlos mais cedo, como quando se destinam ao consumo fresco, em que estes vegetais vão culminando a sua maturação enquanto os transporta para o mercado.

Isso representa uma diferença nutricional, já que os vegetais maduras contêm todos os seus princípios nutritivos, ao contrário daquelas que são destinadas ao consumo sem congelar, que são coletadas ainda sem amadurecer completamente, e culminam desse processo durante o transporte para os mercados.

O claro desvantagem é que os produtos frescos, provavelmente, são realizados vários dias no chão, antes de ser transportado.

E mesmo depois de ser adquiridos, não são consumidos imediatamente: a maior parte das vezes, permanecem em nosso frigorífica algum tempo, durante o qual, perdem uma grande quantidade de nutrientes.

Escolher Bem A Preparação

Há vegetais congelados em que, como acontece, sobretudo, com os molhos, foram adicionados aditivos não apenas saudáveis, como gorduras, conservantes e sódio.

Por outro lado, as frutas congeladas sofrem a adição de açúcares, o que, obviamente, há muito menos saudáveis do que os seus homólogos frescos.

Na hora de preparar tanto os produtos frescos como congelados, temos de evitar hervirlos, já que reduzem o seu valor nutricional, assim que o melhor é cozinhá-los no vapor ou frescos.

Se está cozinhando congelados, não descongele, depois de o vapor diretamente, já que, como demonstrou um estudo publicado na revista “Die Nahrung”, quando se deixam descongelar legumes como feijão ou espinafre, elas perdem uma grande quantidade de vitamina C. Quando as cocemos ao vapor, mantemos a maior quantidade possível de vitamina C.

Semelhança Nutricional Das Frutas

As frutas não costumam passar por um processo de branqueamento antes de serem congeladas, pelo que o seu poder nutricional é equivalente ao de suas congêneres frescos.

Por exemplo, não há diferença nutricional entre os mirtilos frescos e congelados, no entanto, os pêssegos perdem parte de seu conteúdo em fibras e fitonutrientes, ao ser congelados, pois têm de ser previamente descascados.

Como vemos, a menos que tenhamos o nosso próprio jardim, a alimentação fresca apenas é melhor do que a congelada, salvo contadas exceções.