Gengiva inflamada é grave? O que fazer quando ocorrer

Quando você sentir que há um problema com sua boca e perceber que sua gengiva inflamada, você deve consultar um dentista 24 horas o mais rápido possível.

As gengivas são as principais responsáveis ​​por manter os dentes na boca e fazem parte do complexo sistema do corpo humano. A aparência de gengivas saudáveis ​​se reflete nos cuidados com a higiene bucal e na escovação diária após as refeições.

Sem os devidos cuidados, se tudo não for tratado adequadamente com um periodontista, pode se tornar inflamado, com dores persistentes e levar à perda de um ou mais dentes.

As gengivas podem apresentar sinais de um problema na área oral, que pode ser percebido de diferentes maneiras.

Para fazer isso, é preciso entender esses sintomas:

  • Vermelhidão;
  • Inchaço na base do dente;
  • Sangramento ao escovar;
  • Ocorre mau hálito.

Alterações na cor da gengiva podem indicar que bactérias podem estar atacando parte do tecido mole que sustenta parte da dentição. A presença de tais alterações pode indicar gengivite ou periodontite.

O mau hálito também pode indicar algum sangramento nas gengivas, ou a formação de placa bacteriana que deve ser removida no consultório odontológico por um dentista especialista em periodontia.

O tratamento odontológico também pode causar alguns danos às gengivas e deve ser comunicado ao profissional que consulta o médico.

Leia mais:

Alguns casos específicos podem ser tratados adequadamente em casa, enquanto outros podem exigir procedimentos mais invasivos no consultório.

Como lidar com tratamentos ortodônticos?

O uso de aparelhos transparentes na boca para corrigir o alinhamento dos dentes pode ser uma possível causa de gengivas inchadas.

Nesse caso, o inchaço tende a passar com o tempo, pois toda a área oral se ajusta ao fato de o paciente ter anexos que endireitam os dentes.

Caso não passe, você precisará avisar seu dentista e verificar o problema, pois essa estrutura também pode interferir na escovação e assim favorecer o acúmulo de bactérias próximo ao tecido gengival.

Como a técnica ajuda a mapear toda a área interna da boca, pode não haver problemas.

Porém, vale lembrar que alguns modelos são removíveis, se algo der errado e você não puder ir ao dentista imediatamente, além de usar pausas orais, basta retirar a estrutura e marcar consulta e higienização com um dentista para gengiva o quanto antes.

Correção da arcada dentária precisa de atenção

Quando uma pessoa coloca uma bebida quente ou fria, ou até mesmo um picolé, na boca, pode sentir dor, refletindo essa sensibilidade pela retração gengival e movimentação dos dentes.

Os aparelhos ortodônticos podem causar problemas recorrentes porque a arcada dentária está corrigindo a posição dos dentes presos às gengivas.

Por se tratar de um tratamento de longa duração, o profissional responsável deve diagnosticar o problema e propor algumas soluções, além de orientar o produto a se adequar ao processo de higienização.

Nesse caso, as medidas podem ser a limpeza profissional das áreas mais sensíveis com um dentista para gengiva, onde o dispositivo está instalado, ou até mesmo a descalcificação subgengival.

Caso a sensibilidade seja persistente, o paciente pode necessitar de cirurgia plástica, com abordagem específica para os casos mais raros.

Produtos de clareamento apenas para os dentes

Além de inflamações como gengivite e periodontite, o sangramento das gengivas pode ser causado por diferentes condições.

Por exemplo, pessoas em tratamento de clareamento dental devem ficar atentas às gengivas, pois podem apresentar áreas afetadas pela passagem do produto sobre a superfície. 

Tenha em mente que este produto é apenas para os dentes e pode queimar suas gengivas.

Por isso, é necessário o tratamento por um profissional capacitado que tenha mão firme ao usar o produto para deixar os dentes mais brancos.

Caso as gengivas apresentarem uma reação negativa, o tratamento deve ser interrompido e o dentista deve instruir outros métodos de remoção de manchas da superfície do dente, bem como procedimentos para tratar a reação do tecido gengival.

Restaurações dentárias exigem gengivas saudáveis

O mau hálito é característico de pessoas que têm uma alimentação descontrolada e não dão a devida atenção à higiene bucal.

A presença de cárie é uma característica comum de pessoas com tais problemas.

As gengivas também são afetadas pela placa bacteriana, que faz com que os dentes caiam devido à inflamação ou à ação de bactérias nas raízes, levando as pessoas a recorrerem a implantes dentários ou outros tratamentos que um dentista especializado em canal pode vir a indicar.

De qualquer forma, é importante ressaltar que se houver alguma anormalidade na gengiva, como dentes soltos, inchaço, dor ou sangramento na boca, é necessário procurar ajuda profissional em um consultório odontológico ou em um dentista 24h para identificar o problema e tratar. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.