Importância do automonitoreo

automonitoramento

Importância do automonitoramento

É conhecido como automonitoramento para os exames que se realiza uma pessoa com Diabetes através de um glucómetro para saber seus níveis de glicose no sangue. Esta ferramenta permite saber como está o seu controle, mas a intenção principal do automonitoramento é que se possam tomar decisões baseadas em resultados a respeiro.

A Doutora Eliana Cejudo Carranza, Médico internista do Hospital Ángeles del Pedregal, é de opinião que “o paciente com Diabetes deve ter uma participação ativa no controle de sua doença. Não só medir a glicose, mas saber tomar decisões baseadas em resultados”.

Por exemplo, uma vez que têm-se os resultados de glicose, dependendo dos números, a pessoa com Diabetes deve ser capaz de gerir cuidadosamente a sua insulina, se é a sua forma de controle, ou ajustar a sua dieta e / ou exercício para obter níveis mais apegados ao normal e, desta forma, evitar complicações crônicas do Diabetes.

Mas, além disso, Cejudo carranza considera que monitorar a glicose pode ser uma grande ferramenta na prevenção do desenvolvimento de Diabetes, que pode ser utilizado em pessoas que apresentem doenças metabólicas como a pré-diabetes e, desta maneira, evitar a progressão para o Diabetes mellitus tipo 2.

Benefícios do automonitoramento

Ajuda a reconhecer precocemente a hipoglicemia (diminuição da glicose no sangue) e hiperglicemia ( aumento da glicose no sangue ) e tratá-las em tempo hábil.
Ajuda a evitar o aparecimento de complicações crônicas do Diabetes, como o infarto, o derrame cerebral, as afecções dos rins, disfunção erétil, a retinopatia diabética, neuropatia e pé diabético, entre outras.

Para realizar o monitoramento existem uma grande variedade de glucómetros que você pode usar. Se você precisa de detalhes de como deve ser a escolha de um medidor de glicose funcional para você, recomendamos o nosso artigo você Escolhe um glucómetro, onde você vai encontrar todos os dados que se deve tomar em consideração antes de comprar um.

A Doutora Elina Cejudo recomenda escolher aqueles que sejam livres de calibração, já que a medição da glicose deve ser feita com precisão. “Os glucómetros livres de calibração evitam que os usuários cometam erros na codificação manual, facilitando-lhes a tarefa de medir de forma segura e confiável. A ideia é que ao final se façam, responsáveis pelo seu próprio cuidado e aprender a viver bem com o Diabetes”, conclui.