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Importância dos carboidratos

Os hidratos de carbono, apesar dos mitos em torno deles, são necessários. Tão necessários, que entre 45 e 60% da dieta deve basear-se neles, mas devemos conhecer e saber o que consumir, a fim de não prejudicar a nossa saúde.

Também conhecidos como hidratos de carbono, estas moléculas (compostas por carbono, hidrogênio e oxigênio), são as responsáveis por fornecer energia ao corpo para realizar a partir das funções físicas até as psicológicas, por isso nosso organismo depende, em grande medida, o nosso consumo de carboidratos. Os carboidratos são classificados em:

Simples

Monossacarídeos: glicose ou frutose
Dissacarídeos: formados pela união de dois monossacarídeos, iguais ou diferentes: lactose, maltose, sacarose, etc.
Oligossacarídeos: polímeros de até 20 unidades de monossacarídeos

Complexos

Polissacarídeos: são formados pela união de mais de 20 monossacarídeos simples.
Função de reserva: amido, glicogênio e dextrano.
Função estrutural: celulose e xilanos.

Quando ingerimos carboidratos, o nosso corpo transforma-os em glicose, elevando o nível de esta no sangue, por isso é importante que as pessoas com Diabetes vigie o seu consumo de hidratos de carbono para evitar complicações com a doença.

O que consumir?

Os hidratos de carbono presentes na grande maioria dos alimentos de origem animal e vegetal, como derivados de leite, frutas e legumes, além de também ser encontrado em alimentos processados, como doces e refrigerantes, é por isso que, apesar de os carboidratos são necessários, devemos ter em conta que alimentos estamos obteniéndolos.

Por exemplo, os carboidratos que fornecem os vegetais são mais saudáveis do que os que encontramos nos bolos porque os primeiros fornecem fibra (um dos nutrientes incluindo os hidratos de carbono mais prolíficos em benefícios), nutrientes e vitaminas para o corpo, enquanto os hidratos de carbono dos alimentos processados fornecem calorias vazias, ou seja, sem nutrientes e que podem contribuir para o excesso de peso.