Iniciativas Latinas

Iniciativas Latinas

Embora o nosso estilo de vida (pouca atividade física, gosto da frituras e bebidas com alto teor de açúcar, vida sedentária e vícios como tabaco e álcool) seria candidato a qualquer um para desenvolver não só o Diabetes, mas também de doenças cardiovasculares, devemos somar a esses fatores de risco são a condição genética familiar e, inclusive, com a étnica.

Como latinos, temos o dobro de chances de desenvolver Diabetes tipo 2, o que nos coloca em uma situação em que é necessário não ignorar o problema e tomar as medidas necessárias para combatê-la, como: alterações na nossa rotina diária, consumir uma dieta balanceada e desligar um pouco a tv para correr, andar de bicicleta ou simplesmente andar.

Para isso, a Associação Americana de Diabetes (ADA, sigla em inglês) promove o programa Iniciativas Latinas, que, se bem é projetado para a comunidade latina residente na UE, os conselhos e estratégias são igualmente aplicáveis para qualquer um que busque uma mudança em sua forma de viver.

Iniciativas Latino propõe mudanças nos costumes das pessoas, com o objetivo de melhorar sua saúde, tratando o problema de um ponto de vista integral, isto é, conscientizando as pessoas da importância de cuidar de sua própria saúde, pois não é raro que evitemos o mais possível exames e exames médicos) através de informação especializada e culturalmente apropriada.

Em coordenação com espaços públicos Iniciativas Latino promove o “Dia da Diabetes” nas igrejas e templos, criam oficinas de dança e exercício para manter o corpo ativo, dão palestras informativas voltadas para os aspectos da saúde geral vinculados diretamente com a Diabetes, como doenças dos olhos e da boca. Além disso, criaram publicações como “Cozinhando para latinos com Diabetes”, livro que contém mais de 40 receitas especiais para pessoas com Diabetes tipo 1 e 2.

Para mais informações, visite: www.diabetes.org/espanol/iniciativas-latinas/