Conheça os malefícios que o tabaco causa em seu sorriso

Os malefícios do tabaco podem causar diversos problemas, principalmente para a saúde bucal.

Isso porque fumar é a causa direta de vários problemas bucais, como o mau hálito, problemas periodontais, xerostomia e até mesmo o câncer bucal.

Em cada tragada de um cigarro, a pessoa fumante inala cerca de 4.720 substância tóxicas, entre elas:

  • Amônia;
  • Cetonas; 
  • Naftalina;
  • Acroleína;
  • Formaldeído;
  • Acetaldeído;
  • Monóxido de carbono.

Além disso, ela também inala outras 43 substâncias cancerígenas, como:

  • Níquel;
  • Cádmio;
  • Arsênio;
  • Chumbo;
  • Benzopireno;
  • Substâncias radioativas;
  • Resíduos de agrotóxicos.

A nicotina presente no cigarro é a responsável por causar a sensação de prazer e dependência.

Com o uso contínuo do cigarro, o cérebro se adapta e passa a exigir doses cada vez maiores para se manter satisfeito.

A fumaça do cigarro além de fazer mal para o fumante, também pode causar problemas para as pessoas ao seu redor, pois a fumaça que se dissipa no ambiente costuma conter 3 vezes mais nicotina e monóxido de carbono a até 50 vezes mais substâncias cancerígenas.

boca

Problemas bucais causados pelo tabaco

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o tabaco mata quase 6 milhões de pessoas ao redor do mundo por ano, além de causar danos ao coração, pulmões e para a boca, prejudicando até mesmo o uso de facetas de resina.

Os malefícios causados pelo o uso do tabaco, principalmente para a saúde bucal, sendo uma substância terrível para a beleza e a saúde do seu sorriso.

Com o passar do tempo, o cigarro vai deteriorando os dentes, podendo causar a queda de todos eles.

Apesar de parecer exagero, diante de tantos malefícios tóxicos, é impossível manter seus dentes e gengivas saudáveis junto com o vício do cigarro.

Para saber mais sobre os malefícios que o tabaco pode causar, confira os tópicos a seguir.

  1. Mau hálito

O mau hálito é um dos principais problemas bucais causados pelo cigarro. As diversas substâncias tóxicas que contém no cigarro vão impregnando pela boca e provocando um odor ruim na boca que pode ser percebido por outras pessoas.

Fumar cigarros também pode diminuir a salivação, ocasionando a boca seca. Essa baixa produção de saliva pode afetar a microflora bucal, gerando o acúmulo de germes e bactérias causadores do mau hálito.

  1. Amarelamento dos dentes

Os dentes amarelados são outra consequência do uso do tabaco que podem prejudicar a aparência do seu sorriso, fazendo com que a pessoa precise realizar clareamento dental com certa frequência.

Por mais que o fumante tenha uma excelente higiene bucal, os dentes continuam com a coloração amarelada devido às diversas substâncias contidas no cigarro, deixando os dentes com uma aparência envelhecida devido a coloração.

  1. Doenças periodontais

A periodontite é o nome dado a uma infecção séria que atinge as gengivas e que pode trazer complicações até mesmo para os ossos do maxilar. Essa inflamação geralmente ocorre devido a gengivite, uma inflamação que afeta as superfícies da gengiva.

A gengivite é causada pelas placas bacterianas, que vão se formando devido ao hábito de fumar.

Com a evolução para periodontite, essa condição pode causar até mesmo a queda dos dentes, sendo necessário um implante de dente para reverter o problema.

  1. Tártaro

O tártaro é um problema bucal recorrente nos fumantes, também ocasionado pelo acúmulo de placa bacteriana. Esse problema é ocasionado devido ao endurecimento da placa bacteriana, que deve ser removida através de uma limpeza odontológica.

O indício mais comum do tártaro é uma forte coloração amarela ou marrom que surge nos dentes, principalmente na região de curva da gengiva, podendo afetar até mesmo o uso de lente de contato dental. Somente um dentista pode identificar a existência do tártaro.

  1. Sensibilidade 

As pessoas fumantes também estão mais suscetíveis a sentir sensibilidade nos dentes, isso porque as substâncias tóxicas do tabaco vão corroendo o esmalte do dente, que é a camada protetora externa dos dentes.

Conforme o esmalte vai se desgastando, a segunda camada do dente denominada dentina vai ficando exposta, o que gera a sensibilidade, principalmente se a pessoa realiza tratamento com ortodontia invisível.

Como evitar os danos causados pelo tabaco?

A principal ação para prevenir os danos causados pelo tabaco é parar de fumar cigarros, pois isso irá proteger a sua saúde bucal e prevenir a beleza do seu sorriso. Caso sinta dificuldade em largar o vício, procure pela ajuda de profissionais qualificados.

Reduzir o números de cigarros fumados por dia, utilizar gomas de mascar com tabaco e os cigarros com baixo teor de nicotina podem ajudar a reduzir os danos causados pelo tabaco, e a longo prazo, fazer com que a pessoa elimine o uso de cigarros de vez.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.