maneiras de deixar os dentes mais brancos

5 maneiras de deixar os dentes mais brancos

 

O desejo por dentes mais brancos tem crescido exponencialmente entre as pessoas de todas as idades. Principalmente porque, com o advento das redes sociais, os pacientes têm sentido, mais intensamente, o impacto que o sorriso tem na aparência e na autoestima.

No entanto, diversos hábitos do cotidiano podem contribuir para o escurecimento das estruturas dentárias e para o aparecimento de manchas. Sendo que os principais responsáveis por essas condições são os:

  • Problemas com a escovação;
  • Ingestão de alimentos muito pigmentados;
  • Tabagismo;
  • Etilismo;
  • Ingestão em excesso de flúor.

Além disso, os pacientes que fazem o tratamento ortodôntico por meio do uso de aparelhos fixos convencionais, ou o aparelho de porcelana, também apresentam maiores tendências ao amarelamento do sorriso, devido às dificuldades com a higienização bucal.

maneiras de deixar os dentes mais brancos

Assim, esse problema estético pode levar ao desenvolvimento de diversas inseguranças e frustrações com a própria aparência, fazendo com que as pessoas tenham mais dificuldades com as interações sociais e com a habilidade de sorrir em público.

Por esse motivo, a procura por tratamentos que deixem os dentes brancos e com aparência mais jovem tem aumentado cerca de 4% ao ano, em todo o país.

Tratamentos e procedimentos que deixam os dentes mais brancos

Devido aos impactos que o escurecimento dental causa na beleza do sorriso, muitas pessoas têm recorrido a diversos métodos e intervenções que prometem a recuperação da cor e do brilho dos dentes.

No entanto, não são todas as técnicas que podem garantir, simultaneamente, a melhora estética e a integridade das estruturas dentárias. 

Logo, é preciso estar sempre atento para se certificar de que o clareamento seja efetuado sem que a saúde bucal seja comprometida.

Deste modo, as técnicas mais recomendadas para tratar as manchas no esmalte dentário são:

  • Clareamento dental

Este é o método mais seguro para realizar a remoção das manchas e a reversão dos danos, mas para isso, todo o processo deve ser completamente monitorado por um profissional experiente.

Isso porque, a aplicação de um gel à base de peróxido de hidrogênio ou peróxido de carbamida permite a destruição das moléculas de pigmento, sem causar danos à integridade do esmalte dentário. 

No entanto, essa substância pode causar irritações às gengivas e o dentista precisa ficar atento a esse efeito.

Existem diversas técnicas para a aplicação dessa substância e cada uma dessas metodologias interfere tanto no preço, quanto na duração dos resultados. Contudo, com uma boa manutenção individual, os dentes podem ficar mais brilhantes por até 3 anos.

  • Lente de contato dental

Como nem todos os pacientes são indicados ao clareamento com gel, a lente de contato nos dentes pode ser uma segunda opção para deixar o sorriso mais harmônico e bonito. 

Essa técnica consiste na aplicação de facetas de porcelana super finas na região vestibular dos dentes.

Assim, além de corrigir a cor, ela também pode melhorar:

  • Formato das estruturas dentais;
  • Quebras e trincos;
  • Espaçamento entre os dentes;
  • Alinhamento;
  • Padronização dos tamanhos.

Isso faz com que os pacientes com as facetas dentárias antes e depois tenham o sorriso completamente transformado.

  • Limpeza profissional com frequência

A higienização profissional dos dentes é recomendada para todos os pacientes, pois através dela o dentista é capaz de impedir o acúmulo de placas bacterianas e da formação do tártaro.

Essas estruturas, além de serem as causadoras de doenças bucais como a cárie e a periodontia, também são conhecidamente uma das principais responsáveis pelo tom amarelado nos dentes. E nem sempre é possível removê-las apenas com a escovação.

Por isso, é fundamental a realização das consultas de limpeza uma vez a cada seis meses, para a prevenção de doenças e para evitar as manchas.

  • Higienização adequada

Mesmo com as lentes de porcelana, a escovação e o uso do fio dental são essenciais para garantir um sorriso sempre mais branco e saudável. Mas, para isso, realizar a rotina de limpeza bucal apenas uma vez ao dia não é o suficiente.

O ideal é que a escovação seja feita três vezes ao dia – ou após cada uma das refeições – e o fio dental seja utilizado diariamente. 

Isso impede que os pigmentos dos alimentos penetrem para as camadas mais internas dos dentes, causando o aspecto envelhecido ao sorriso.

  • Uso de materiais com efeito clareador

Os cremes dentais e os enxaguantes bucais que prometem deixar os dentes mais brancos, ainda que não removam a coloração mais intensa, tendem a funcionar bem, deixando o sorriso mais claro.

No entanto, é preciso estar sempre atento para intercalar o uso do material branqueador com os cremes dentais que promovam o fortalecimento dos dentes. Pois assim, é possível evitar o surgimento da sensibilidade dentária e do desgaste excessivo do esmalte.

Benefícios trazidos à saúde bucal e para todo o bem-estar

Ao optar por tratar o escurecimento dos dentes, o paciente está ativamente auxiliando na manutenção da saúde de todas as estruturas bucais. 

Pois, esse cuidado estético permite que o dentista tenha um acesso maior às estruturas e possa realizar a profilaxia necessária.

Enquanto isso, com as estruturas mais claras, maior é a facilidade de avaliação clínica dos dentes e a realização de um diagnóstico mais acertado quanto às necessidades de outros procedimentos, como o tratamento de cáries ou de doenças periodontais.

Além disso, essas consultas permitem que o paciente sane dúvidas quanto aos cuidados individuais, à alimentação ou os valores de intervenções, como o aparelho de porcelana preço, por exemplo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lógica de Mercado, uma rede de conteúdos para alavancar negócios e proporcionar mais qualidade de vida e saúde.