Mitos e Realidades dos Alimentos LightMitos e Realidades dos Alimentos Light

Atualmente existem no mercado uma grande gama de produtos denominados light que, na verdade, por definição, esses alimentos são aqueles modificados em alguma parte de sua composição, por isso existem vários tipos de produtos que podem até mesmo ser consumido por toda a família. Continue lendo, resolve o seguinte teste e esclareça as suas dúvidas sobre os alimentos light!

RESPONDE A ESTAS PERGUNTAS

1. Os alimentos light são aqueles que não têm gordura:

a) Verdadeiro
b) Falso

2. Tomar leite sem lactose é equivalente a tomar leite desnatado:

a) Verdadeiro
b) Falso

3. Os substitutos do açúcar tem um poder adoçante maior que o açúcar:

a) Verdadeiro
b) Falso

4. Por ser natural, uma colher de chá de mel de abelha te dá menos calorias do que uma colher de açúcar:

a) Verdadeiro
b) Falso

5. No México não há quem controle o consumo de substitutos do açúcar:

a) Verdadeiro
b) Falso

6. A frutose é um adoçante sem calorias e podem usar as pessoas com diabetes:

a) Verdadeiro
b) Falso

7. Quando um alimento é light pode ser consumido livremente, sem importar a quantidade:

a) Verdadeiro
b) Falso

8. O simples fato de comer alimentos light faz emagrecer:

a) Verdadeiro
b) Falso

9. O leite light foi apenas reduzida em gordura e pode ser consumido por crianças a partir dos 3 anos:

a) Verdadeiro
b) Falso

10. Os alimentos light têm menos vitaminas e minerais que os alimentos que não o são:

a) Verdadeiro
b) Falso

RESPOSTAS

Falso: Os alimentos modificados podem ser reduzidos em diversos nutrientes, seja gordura, açúcar ou sódio. Vai depender da natureza do alimento, por exemplo, um leite pode estar reduzida em gordura, uma gelatina em açúcar e um enchido em gordura e sódio. Também pode haver combinações, por exemplo, um iogurte pode ser reduzido tanto em gordura, como em açúcar.

Falso: O leite sem lactose é aquela que não contém lactose (um tipo de carboidrato do leite à qual algumas pessoas são intolerantes) e o leite desnatado é a que contém menor quantidade de gordura em comparação com leite integral. Leite sem lactose pode ser encontrado também em sua apresentação desnatado. Para cuidar da saúde do seu coração e evitar um excesso no consumo de gorduras saturadas escolha o leite desnatado para toda a família.

Verdade: Os adoçantes são os que lhe dão o sabor doce nos alimentos podem ser nutritivos e não nutritivos, aqueles que não são nutritivos, que podem também ser substitutos de açúcar (sacarina, aspartame, sucralose, acesulfame de potássio, entre outros) superam a doçura do açúcar de 2 a 500 vezes, dependendo do adoçante, a diferença é que não fornecem calorias, em comparação com o açúcar. Dentro de adoçantes nutritivos são a frutose, sacarose (açúcar) ou sorbitol, entre outros.

Falso: O mel fornece 4 calorias por grama, ao contrário de um adoçante não-nutritivo, que não contribui com calorias.

Falso: Os ingredientes deste tipo de alimentos são aprovados para consumo, tanto em crianças como em mulheres grávidas por diversos órgãos reguladores, como a FDA (Food and Drug Administration) dos Estados Unidos ou COFEPRIS (Comissão Federal para Proteção Contra Riscos Sanitários), no México, e não representam riscos à saúde nas quantidades estabelecidas.

Falso: A frutose é um adoçante que se fornece calorias, é o açúcar encontrado nas frutas e no mel. Anteriormente acreditava-se que as pessoas com diabetes podiam consumi-la sem causar problemas, mas atualmente está comprovado que é armazenada no corpo e depois se transforma em glicose, ocasionando uma elevação no sangue desta, as pessoas com diabetes devem escolher os alimentos sem açúcar ou substitutos aprovados, como a sucralose, acesulfame de potássio ou aspartame.

Falso: Os alimentos light se encontram alterados em algum nutriente, como estávamos mencionando no início, seja com uma menor quantidade de gordura, açúcar ou sódio, porém, isso não os torna livres de calorias. Lembre-se que não há alimentos bons ou maus, mas sim quantidades adequadas de cada um.

Falso: Para manter um peso saudável é indispensável para além de uma alimentação correta, a realização diária de atividade física. Os alimentos reduzidos ou sem gordura e açúcar são algumas das opções para incluir em um regime para perder peso, sempre em combinação de 3minutos diários de atividade física e um bom manejo do estresse.

Falso: No caso do leite e dos queijos ser denominados como “light” significa que apenas lhe reduziram a ingestão de gordura, e, portanto, são adequados para o consumo de toda a família, inclusive crianças a partir dos três anos. No momento de escolher um produto light, você deve analisar se seus recursos são necessários para manter sua saúde.

Falso: Os alimentos light têm sido reduzidos em nutrientes, como a gordura, açúcar ou sódio, mais não em vitaminas e minerais. Por exemplo, leite ou iogurte descremados ou sem açúcar contêm a mesma quantidade de cálcio ou vitamina A em relação a um lacticínio inteiro.