O charuto produz surdez?

O charuto produz surdez?

De acordo com um estudo publicado no Tobacco Control, em que participaram mais de três mil adultos nos Estados Unidos, os fumantes têm um risco maior de sofrer de surdez que aqueles que não fumam. Mas cuidado! Se você está exposto ao fumo do cigarro de outra pessoa, sua saúde auditiva também está em risco. Os especialistas acreditam que o fumo do tabaco pode afetar o fluxo de sangue nos pequenos vasos do ouvido. Isso pode privar o organismo de oxigênio e conduzir à acumulação de resíduos tóxicos, causando danos.

No estudo, os pesquisadores das universidades de Miami e a Internacional da Flórida, foram 3 mil 307 indivíduos a testes de ouvido. Todos eram não fumantes, alguns tinham deixado de fumar e outros nunca haviam fumado em sua vida.

Os testes mediam o registro do ouvido com frequências de som altas, baixas e médias. Para analisar a exposição passiva ao fumo, tomaram-se análises de sangue dos voluntários para medir um subproduto da nicotina, chamado de cotinina, que se forma quando o organismo entra em contato com o fumo de tabaco.

Isso revelou que os chamados fumantes passivos mostram mais chances de ter mal ouviu falar que as pessoas que não convivem com fumantes. Alguns mostraram dificuldades para seguir uma conversa com a presença de ruído de fundo.

Segundo os pesquisadores, o fumo do charuto, aumentou em cerca de 35% o risco de surdez em todas as freqüências de som. O doutor David Fabry, que liderou a pesquisa, diz que “realmente não sabemos com exatidão quanto o fumo deve ser exposto a pessoa para começar a perder a audição. Mas sabemos que o limiar de dano é muito baixo, realmente, o nível mais seguro é não se expor ao fumo em absoluto”.

Por seu lado, o doutor Ralph Holme, chefe de pesquisa biomédica do Real Instituto Nacional para Surdos afirma que “já sabemos que o tabagismo ativo e regular é um fator de risco significativo que leva à perda da audição e este novo estudo é importante porque destaca o aumento no risco de o fumante passivo”.

“A surdez, muitas vezes, pode ser muito frustrante e pode levar ao isolamento social, se não foi tratado”. O especialista aconselho que, da próxima vez que se decida acender um cigarro ou exposição ao fumo de outros fumantes, pense na sua saúde auditiva.