Diabetes-gestacional

Opção de tratamento para o Diabetes gestacional

As mulheres com excesso de peso baixo ou moderado que desenvolvem Diabetes gestacional podem receber metformina em vez de insulina, de acordo com o que indica uma pesquisa recente. O estudo mostrou que a metformina para tratar a Diabetes gestacional não está associada com complicações coleta de dados e que as mulheres toleram mais do que à insulina, explica a equipe de Hilkka Ijas, do Hospital da universidade de Oulu,. “Quisemos investigar a eficácia da metformina na prevenção da macrossoma fetal e sua influência na mortalidade neonatal”, disseram os autores.

O estudo incluiu 100 mulheres com Diabetes gestacional confirmada na semana de 23 de gravidez e com níveis de glicose que não se normalizam com a alimentação. Ao acaso, receberam insulina ou metformina na semana de 30 de gravidez.

O resultado principal foi o impacto do aumento do tamanho dos bebês (grandes para a idade gestacional) e a morbidade neonatal. O 8.5% dos bebês de mulheres tratadas com insulina foram grandes para a idade gestacional, em comparação com 10% dos bebês do grupo tratado com metformina, o que não representa uma diferença significativa.

“Quinze de 47 (31.9%) mulheres tratadas de forma aleatória com metformina não conseguiu a normalização da glicemia e precisaram de insulina adicional”, explica o computador. Essas mulheres tinham um IMC maior, concentrações mais elevadas de glicose em jejum e uma necessidade a mais adiantada de receber tratamento farmacológico que as mulheres que a metformina lhes normalizado a nível de glicose no sangue.

“Concluímos que a metformina seria uma alternativa segura e eficaz à insulina no tratamento do Diabetes gestacional, que é especialmente adequado para as mulheres com diabetes gestacional leve”, escreveu a equipe.

“Quando a Diabetes é grave, de acordo com um diagnóstico precoce, hiperglicemia em jejum e obesidade, o início imediato da terapia com insulina seria a melhor escolha”, acrescentaram os especialistas.

Leia também:

Retinopatia diabética: como primeira causa de cegueira no mundo?

Células-tronco contra Diabetes tipo 1

A chave no controle da Diabetes

Pré-diabetes, a oportunidade de mudar