Os-Benefícios-da-Cúrcuma-e-da-CurcuminaOs Benefícios da Cúrcuma e da Curcumina

A cúrcuma e a curcumina são dois dos suplementos nutricionais mais eficientes que a natureza nos dá. Usá-los em suas refeições, você está se protegendo contra um monte de doenças e problemas de saúde que te contarei em seguida.

Muitos estudos demonstram que tem muitos benefícios tanto para o corpo como para a mente. Neste artigo você terá várias evidências de que tanto a cúrcuma como a curcumina tem inúmeros benefícios. Além disso, mostraremos como você pode usar para que os incorporam em sua dieta diária.

A CÚRCUMA CONTÉM COMPOSTOS QUÍMICOS COM PROPRIEDADES MEDICINAIS PODEROSAS

Primeiro que tudo, há que esclarecer que a cúrcuma é essa especiaria que dá a cor amarela ao curry. Na índia tem sido usado por milhares de anos como uma erva medicinal para curar várias doenças. É poderosa, pois contém propriedades tanto anti-inflamatórias, como anti-oxidantes.

No entanto, deve ter em conta que a curcumina não é muito bem absorvida para a corrente sanguínea, por isso, é bom consumi-la com pimenta preta, a qual ajuda a sua absorção. Não somente isso, mas também a curcumina é um absorvente de gordura, por isso que você pode comer com comidas pouco gordurosas.

A CÚRCUMA AUMENTA A CAPACIDADE ANTIOXIDANTE DO CORPO

A cúrcuma tem muitas propriedades antioxidantes que ajudam no combate contra os radicais livres. Não somente traz propriedades antioxidantes em si mas também tem a propriedade de aumentar a atividade das enzimas antioxidantes, próprias do corpo.

Desta forma, não somente bloqueia diretamente os radicais livres, mas que ajuda a estimular os mecanismos internos contra os radicais livres.

Isso é bom, porque a oxidação e o dano que gera a mesma é sabido que é um dos principais desencadeadores de várias doenças que vêm com a idade, além de outras doenças.

A CURCUMINA É UM ANTI-INFLAMATÓRIO DADOA NATUREZA

A inflamação a curto prazo no organismo é vital para lutar contra invasores externos e para reparar danos internos. Sem ter inflamações, a curto prazo, o nosso corpo estaria cheio de bactérias que pode nos excluir. No entanto, a inflamação leve e crônica (a longo prazo) é ruim para a nossa saúde.

Este último tipo de inflamação desempenha um papel em quase todas as doenças que sofremos no mundo ocidental. Isso inclui problemas no coração, câncer, problemas no metabolismo natural do corpo, e outras doenças degenerativas.

Por isso é importante consumir alimentos ou especiarias que ajudem contra a inflamação crônica. A curcumina tem propriedades anti-inflamatórias que trabalham a nível molecular, quase no mesmo nível que muitas drogas que são utilizados para esse motivo.

Por isso, a curcumina é usado para tratar muitas doenças crônicas, que estão relacionadas com a inflamação.

A CURCUMINA AJUDA A MELHORAR AS FUNÇÕES E REDUZ O RISCO DE DOENÇAS DO CÉREBRO

A curcumina é conhecida por aumentar os níveis de BDNF. O BDNF é uma hormona de crescimento, o que ajuda os neurônios façam novas conexões e que, em algumas ocasiões, se multipliquem e aumentar em número.

Este fato faz com que ajude a proteger contra doenças do cérebro (mesmo a reverter doenças) porque a falta de novas conexões no mesmo leva a doenças degenerativas como o mal de Alzheimer, a demência e a diminuição das capacidades normais do cérebro.

Ainda existe a possibilidade de que a curcumina te ajude a melhorar seus níveis de inteligência e de memória, tanto a curto como a longo prazo. E tem lógica o efeito que tem sobre os neurônios, mas isso não é confirmado pela comunidade científica, por isso, não se pode assegurar.

A CÚRCUMA PODE AJUDAR A PREVENIR E ATÉ MESMO TRATAR O CÂNCER

Todos nós sabemos que o câncer é uma doença horrível, que se caracteriza pelo crescimento descontrolado de certo tipo de células. Estão fazendo estudos na atualidade sobre a relação entre a cúrcuma e o crescimento das células cancerígenas e chegou-se à conclusão de que esta pode ajudar a controlar o crescimento do câncer, o seu desenvolvimento e que se acham disseminados a nível molecular.

O que se está estudando, mas que não se chegou a uma conclusão definitiva é a capacidade de cúrcuma consumida em altas doses para o tratamento de pacientes humanos com câncer. O que está comprovado é que a Cúrcuma previne o câncer.

A CURCUMINA AJUDA A DIMINUIR OS RISCOS DE DOENÇAS CARDÍACAS

A curcumina ajuda a reverter o processo de doenças cardíacas. Ajudando a várias partes do corpo relacionadas com o coração, a curcumina ajuda a regular a pressão arterial, para que não sejam coágulos de sangue, entre outros fatores que podem levar a ter problemas no funcionamento do coração.

Até mesmo alguns estudos dizem que a curcumina é tão eficaz que fazer exercício e que algumas drogas que se usam para os problemas do coração. Não somente isso, mas, como veremos neste artigo, a curcumina ajuda a prevenir a oxidação como a inflamação crônica, os dois problemas que estão relacionados com a saúde do coração também.

PACIENTES DE ARTRITE RESPONDERAM BEM A SUPLEMENTOS DE CURCUMINA

A artrite é uma doença que consiste na inflamação das articulações, gerando muita dor, e a impossibilidade de funcionamento das pontas. Devido a que a curcumina é um poderoso anti-inflamatório, é uma boa ideia comer para ajudar e até mesmo prevenir a artrite. Mesmo se fizeram estudos que demonstram que a ajuda a pessoas com artrite reumatóide, por vezes, mais que uma droga projetada para isso.

COMO USAR A CÚRCUMA E A CURCUMINA NAS REFEIÇÕES DO DIA-A-DIA?

como-usar-a-cúrcuma-e-a-curcumina-nas-refeições-do-dia-a-dia

A cúrcuma e a curcumina são vendidos como especiarias que você pode usar junto com a pimenta em arroz e outros alimentos deliciosos. Você pode fazer a seguinte mistura: meia colher (de café) de cúrcuma, uma pitada de pimenta preta e azeite de oliva.

E isso pode adicionar os seguintes pratos: Arroz como já havia mencionado, sopas, ensopados e saladas. Também se pode adicionar a paella, substituindo-se o açafrão. Mas isso é recomendado por vários blogs, não sei de que tanto se assemelham os sabores do açafrão aos sabores da cúrcuma, por isso que eu recomendo que você primeiro esta receita antes de prepará-la para toda a família, já que a paella é famosa por ser um prato grande.

Eu recomendo melhor que você faça a cúrcuma e a curcumina com os pratos que te mencionei anteriormente, e é claro que você não pode deixar passar a fazer frango ao curry, o qual utiliza cúrcuma e curcumina.

Há receitas que fazem este frango sem tempero, se este último não gosta. O único que não é bom é que manifesta-se em todos os pratos que você tenha que fazer, por isso que você deve ter isso em conta.

A CURCUMINA É UM PODEROSO ANTI-DEPRESSIVO

Até mesmo a curcumina demonstrou ser um poderoso anti-depressivo. Foi provado que tem os mesmos poderes que drogas projetadas para tratar a depressão como o prozac.

Há mesmo evidência que demonstra que a curcumina ajuda a trabalhar melhor os neurotrasmisores serotonina e dopamina, notoriamente conhecidos por ser o que geram uma sensação de bem-estar, especialmente depois de fazer exercício.

Imagino que neste momento você está se perguntando, existe algo que a curcumina e o açafrão NÃO possam fazer? Esta é a super especial, rainha de todas as especiarias. Certifique-se de usá-la em suas refeições quando puder e não deixe passar a oportunidade de ter todos estes benefícios para você e toda a sua família.