Os rins, filtros que dão vida
Os rins, filtros que dão vida
Os rins são os órgãos encarregados de filtrar as substâncias de resíduos do corpo, além de manter em equilíbrio os sais, os minerais, a água, as vitaminas, etc. São delicados e podem deteriorar-se a causa da hipertensão arterial, a Diabetes, o uso de medicamentos e a passagem do tempo. No entanto, é possível mantê-los saudáveis com uma alimentação adequada, revisões periódicas e ajuda especializada.
Os rins são dois órgãos vitais, que são os responsáveis por filtrar o sangue e permitir a excreção que, junto com a urina, de diversos resíduos do organismo (ureia, creatinina, potássio e fósforo, entre muitos outros), através de um complexo mecanismo de filtração, reabsorção e expulsão. Também realizam funções hormonais e geram substâncias que se vinculam diretamente com a produção de hemoglobina (agente que lhe dá cor ao sangue e transporta oxigênio para todo o organismo), ao mesmo tempo que participa na criação de substâncias que regulam a pressão arterial.
Pelo exposto, é necessário aprender como cuidar deles, por isso, sugerimos:
Águas com o que você come. A partir dos 30 anos, as reservas de nefronas, que são as células funcionais do rim, começam a envelhecer, mas se a isso lhe acrescentamos a presença de infecções, maus hábitos alimentares e consumo de alimentos tóxicos que contêm pigmentos e conservadores), assim como a ingestão de álcool, evidentemente, a função renal irá se deteriorar mais rápido.
Observa a tua urina. Existem doenças no rim, que não manifestam sintomas, por isso é vital observar nossa urina, especialmente se temos alguma doença que coloque em risco os rins, como é o caso da Diabetes. O que você deve olhar é a quantidade de urina que expulsas, a cada quanto tempo você faz e quais são as características gerais do fluido: o seu cheiro e cor, se tem algum sedimento (como arenilla) ou se você estiver muito vermelha. Checa se a urina é espumante, pois isso significa que uma grande quantidade de proteínas estão fugindo e que o seu Diabetes não está bem controlada.
Cuide de sua Diabetes. Nosso organismo é muito tolerante e, quando algo está errado, lança mão de alguns mecanismos compensadores para cumprir as suas obrigações, mas chega o momento em que se esgota e aparecem problemas. Tal é o caso da Diabetes mal controlada: como o organismo não aproveita a glicose como fonte de energia, começa a lançar mão de graxa. Isso gera substâncias de resíduos chamadas cetonas, as quais danificam os rins. Uma Diabetes mal controlada gera nefropatías, que, a longo prazo, terminam em a necessidade de diálise diárias ou transplante de rim.