Quer perder peso em apenas 7 dias? Quer saber quantos quilos você poderá perder em apenas 7 dias? Quer ficar mais bonita (o) e atraente para o fim de semana?

dieta detox de 7 diasEntão conheça a dieta desintoxicante ou Detox que auxilia o organismo na eliminação das toxinas e gordurinhas do corpo, tornando a mesma uma das formas mais eficientes para emagrecer e limpar o organismo, já que é a Dieta mais sugerida pelos especialistas para quem quer realizar uma faxina no organismo depois das festas e eventos em que frequentemente são cometidos abusos de bebidas alcoólicas e alimentos calóricos.

Na verdade é só nas festas que acontecem os abusos? Claro que não! Todos os dias nosso organismo é nocauteado por toxinas encontradas nos remédios, corantes, conservantes, gordura, entre outros, que se acumulam e dificultam o funcionamento do organismo.

Já que é praticamente improvável que isso não ocorra, em alguns momentos é essencial fazer uma limpeza geral no nosso organismo para livrá-lo dos danos dessas impurezas adquiridas, ”Atualmente, por conta da vida sedentária, da falta de exercícios físicos e da alimentação desequilibrada, com consumo aumentado de produtos industrializados, nossos mecanismos precisam de limpeza.

O objetivo principal desta dieta é fazer que essas toxinas tornem-se hidrossolúveis, para que sejam eliminadas por meio da urina, bile, suor e lágrimas”, elucida a nutricionista Elaine de Pádua, da Clínica DNA Nutri (SP).   Como se faz a dieta Detox ou desintoxicante:

A Dieta tem como princípio a ingestão de frutas, hortaliças, água e combinações de sucos e chás. Acredita-se que a ingestão destes alimentos auxilia no bom funcionamento dos rins e fígado e como consequência a desintoxicação do organismo.

Nos 2 primeiros dias somente líquidos (sopas, sucos e chás) serão liberados, já que apresentam ação diurética quando eliminam toxinas pela urina.

Aconselha-se nos 2 primeiros dias, nos lanches (manhã e tarde) e café da manhã somente sucos com combinações de frutas e vegetais, exemplo: couve com laranja, abacaxi com hortelã, beterraba com laranja, entre outros e chás como camomila, hortelã, chá verde, capim cidreira, gengibre, entre outros.

Já no almoço e jantar aconselham-se sopas feitas com vegetais variados. Já nos outros 5 dias da dieta é aconselhável adicionar leite ou iogurte desnatado e comida sólida como carnes brancas (file preferencialmente grelhado), legumes, verduras e frutas, já que são ricos em minerais e vitaminas que impedem o envelhecimento precoce e contém fibras que dão saciedade.

Dicas para seu melhor aproveitamento na dieta Detox:

  • Beba bastante água e água de coco, assim você mantém seu corpo hidratado durante a dieta;
  • Nos 2 primeiros dias se alimente a cada 2 horas;
  • Sempre pratique alguma atividade física;
  •  Se quiser adicione o arroz integral na sopa em qualquer dia da dieta;
  • Adicione fibras na sua alimentação durante a dieta, pois a mesma é importante na limpeza do organismo;
  • Não use açúcar nos sucos e chás durante a dieta;
  • Não coma carne vermelha, derivados do leite de vaca, frituras, pão, biscoitos, macarrão e não beba café, leite integral e bebidas alcoólicas;
  • Se tiver se sentindo bem e disposta (o) poderá prolongar a dieta por no máximo 15 dias, não mais do que isso;
  • Procure um médico e nutricionista para o acompanhamento devido.

Alimentos importantes na dieta Detox:

FRUTAS:

MELANCIA – Ricas em fibras a melancia desintoxica o organismo limpando o estomago e intestino das impurezas nocivas. Preferencialmente use as sementes da fruta no suco para melhorar ainda mais a desintoxicação. A semente dessa fruta tem efeito diurético, ajudando a eliminar as toxinas pela urina.

ABACAXI – Ajuda na digestão e diminui a inflamação nas células.

LIMÃO – O limão é primordial, já que favorece o bom funcionamento do organismo e reforça a eliminação das toxinas no fígado, já que causam a produção da bile pelo mesmo, isolando a gordura e favorecendo a assimilação dos nutrientes.

Maçã – Cria um tipo de gel evitando que parte da gordura dos alimentos seja absorvida. É antioxidante e protege as células dos radicais livres, impedindo o envelhecimento precoce.

OUTROS ALIMENTOS DESINTOXICANTES:

Folhas verdes : São ricas em fibras e clorofila, também são antioxidantes já que amenizam os efeitos ruins dos radicais livres que foram criados no próprio processo de desintoxicação.

Quinua e linhaça: Também ricas em fibras, elas eliminam as toxinas do organismo, já que melhoram e muito o desempenho do intestino.

Chás verdes e de hibisco: Tem muitos antioxidantes eficazes em eliminar as impurezas das células e ainda diminuem o aparecimento da acne e celulite.

Além de emagrecer, qual a vantagem dessa dieta para sua saúde?

Eliminando as toxinas, tudo no seu corpo funcionará melhor: a digestão dos alimentos, a assimilação dos nutrientes pelo seu organismo, a eliminação de líquidos e até os hormônios desempenham suas funções de maneira correta, sem danificar o metabolismo, a pele, o cabelo e até a libido.tabela de beneficios-da-dieta-detox

Vale salientar também que o excesso de toxinas causa cansaço, irritação, até dores de cabeça e abdominal, gases, gosto amargo na boca, sem falar que afetam a memória e concentração.

O que os profissionais de saúde e estética falam sobre a dieta Detox

Vejamos o que fala a nutricionista Roberta Frizzo Serena sobre a dieta: é uma técnica de nutrição funcional cujo propósito é auxiliar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde.

“Com o padrão de vida atual, baseado em uma alimentação pobre em vitaminas e rica em hormônios, agrotóxicos, aditivos alimentares, açúcar, gordura e uso abusivo de medicamentos, estamos constantemente expostos a substâncias prejudiciais, que comprometem o bom funcionamento do corpo.” explica a nutricionista.

Vale salientar também que os dermatologistas e esteticistas defendem a eliminação das toxinas, pois sem as mesmas as células respondem adequadamente aos ativos dos cosméticos.

A drenagem linfática também é mais eficaz quando o organismo não dificulta a eliminação dos líquidos.

Exemplo de cardápio da dieta Detox:

Nesta dieta Detox você poderá perder até 3 quilos em 7 dias, ou mais se resolver continuar por mais 1 semana.

Cardápio base:  Sete dias ou no máximo quinze dias.

cardapio-detox

Tabela de alimentos para uma dieta Detox

Baixe essa tabela em PDF: Aqui

Outras variações da dieta Detox:

Existem muitas dietas para desintoxicar o organismo, muda-se geralmente o cardápio e a quantidades de dias da dieta.

A diferença entre uma e outra geralmente é muito pequena e todas tem praticamente a mesma finalidade, perder alguns quilos a mais, eliminando toxinas prejudiciais a sua saúde.

Se você preferir outras opções então visualize você mesma (o) nos links abaixo e escolha aquela que melhor se aplicar aos seus hábitos e corpo. Pergunte também ao seu médico e nutricionista qual dieta se aplica melhor as suas necessidades.

Cardápio-1: Dieta Detox de 7 dias;

Cardápio-2: Para desintoxicar em três semanas;

Cardápio-3: Dieta Detox de 3 dias, uma semana ou três semanas;

Cardápio-4: Dieta detox de 15 dias.

Receitas para desintoxicar o corpo de forma saudável:

Receita-1: Sopa desintoxicante;

Receita-2: Sucos desintoxicantes;

Outras maneiras de emagrecer com saúde e bem estar:

– Saiba quais exercícios são melhores para emagrecer

– Saiba como perder barriga

– Conheça a famosa dieta da sopa da USP

– Conheça a dieta da banana matinal

– Conheça a dieta da melancia.

– Um completo Plano Detox para desintoxicar