Andropausa e queda de cabelo geralmente associadas. Imagine cabelos que um dia foram fortes e saudáveis, agora no ralo do chuveiro, caindo aos montes no travesseiro.
Talvez você passe a mão pelo cabelo e sinta que está ficando mais fino. Pode parecer, e de fato é, bastante assustador.
Descompensações hormonais, como o desequilíbrio da testosterona (hormônio masculino), pode ser a principal causa de grande parte dos casos de alopecia nos homens.
Ao invés de levar testosterona saudável ao cabelo, algumas enzimas acabam decompondo a testo em um tipo mais simples , chamado di-hidrotestosterona (DHT).
O excesso de di-hidrotestosterona ocasiona a diminuição dos folículos capilares, que acabam se rompendo e fazendo o cabelo cair periodicamente.
O hipertireoidismo é a condição médica mais comumente ligada à queda de cabelos para quem se encontra na Andropausa. Ele é resultado da diminuição dos níveis do hormônio do crescimento do ser humano, que inclusive, regula o envelhecimento do nosso organismo como um todo.
Os hormônios dos homens que se encontram na fase de andropausa têm um efeito considerável no índice e frequência da queda de cabelo. A di-hidrotestosterona (DHT), considerada pela comunidade científica a forma mais potente de testosterona, é responsável pela formação e crescimento dos pelos nos seres humanos em níveis normais. Porém, em excesso, esse hormônio tem o efeito contrário, degenerando as estruturas capilares.
Também são afetados os pelos do corpo, pelos pubianos, pelos das axilas e etc. Sendo produzido na pele, o DHT funciona dando apoio a enzimas que o decompõem para sua distribuição por todo o organismo. Os níveis de di-hidrotestosterona se concentram de forma diferente em diferentes partes do corpo, o que explica por que pode-se ter um grande volume de cabelos na cabeça e apenas algumas pequenas concentrações de pelos pelo restante do corpo, como na barriga, tórax, costas, braços, dedos das mãos, pés e pernas.
Note que as mulheres também têm di-hidrotestosterona em seus corpos, porém numa concentração menor, motivo pelo qual as mulheres, em geral, tem poucos pelos no corpo em comparação aos homens.
Como já foi explicado acima, a diidrotestosterona está mais presente em certas partes do corpo do que em outras. Por essa razão, o cabelo dos homens pode ter padrões irregulares. Como aquele senhor calvo da padaria, você deve ter percebido mais cabelos dos lados da cabeça (na nuca, em cima das orelhas) do que acima dela. O encolhimento dos folículos capilares, como resultado da produção de DHT, pode levar a isso.
A forma como os cabelos crescem é realmente impressionante. Normalmente, os fios crescem a uma taxa de um quarto de polegada a cada 2 semanas. Porém, pessoas que estão na andropausa têm seus ¨ciclos de crescimento do cabelo¨ comprometidos, incluindo um crescimento ‘anormal’ de alguns fios de cabelo, onde novos fios acabam os empurrando para fora, ou seja, são literalmente expulsos da cabeça.
Se você quer manter os cabelos saudáveis, uma coisa que você pode fazer é ativar o corpo com exercícios físicos! O exercício retarda o processo de envelhecimento e certamente pode minimizar esse sintoma. Existem também alguns produtos, que aliados a um tratamento sério e profissional, também ajudarão a diminuir a alopecia e a calvície. A exemplo da Clínica Follicles de São Paulo que desenvolveu um Protocolo de Tratamento único e revolucionário que pode ser feito na clínica ou em casa. Chama-se Protocolo MFC e vale a pena conferir.
Entre as causas secundárias de queda de cabelo em homens na Andropausa, podemos citar o aumento dos níveis de cortisol e cortisona no organismo, geralmente associados a altos níveis de estresse.
Comer alimentos não saudáveis, com pouco nutrientes e excesso de conservantes e aditivos químicos também propiciam a perda de cabelo.
Evitar comidas industrializadas, fast foods, álcool, cigarros e bebidas com cafeína, ajudarão você a melhorar sua saúde e integridade capilar. Participar de atividades sociais, recreativas que diminuam seu estresse, além dos exercícios físicos regulares, também serão benéficos.
E se você quer aprender como regenerar os fios de cabelo, interrompendo o processo de calvície, independente da sua idade, você precisa ter acesso a tratamentos completos com alguma profissional em tricologia gabaritada e que tenha pacientes com resultados semelhantes aos que você deseja conquistar.