Longe de ser uma paixão só feminina, os cabelos são alvo de preocupação tanto das mulheres quanto dos homens. E quando o assunto é queda… aí a coisa fica ainda mais séria. Por isso, vamos falar aqui um pouco sobre esse problema e como as vezes é fácil solucioná-lo com simples receitas caseiras.
Primeiramente, vale saber que a queda de cabelo não é em si uma doença, na verdade, é um sintoma – tanto de males que atacam só o couro cabeludo quanto dos que também agridem outras partes do corpo.
A queda pode acontecer por fatores emocionais ou por motivos de saúde, de qualquer forma, geralmente, o problema é fácil de tratar, e o tratamento pode ser, inclusive, natural e caseiro.
Claro, é fundamental, sempre, ao notar uma queda considerável, procurar um médico dermatologista para que, se for preciso, começar a fazer um tratamento específico, lembrando que quanto antes começar, é sempre mais fácil contornar a situação, até porque, assim como pode ser algo sem grandes consequências, também pode ser algo mais sério, como sintoma de uma doença mais grave ou sinal de alopecia e calvície precoce.
Certamente, nestes casos, o tratamento caseiro não irá ser o suficiente para acabar com a queda de cabelo, já que a sensibilidade do couro cabeludo a hormônios precisa ter outros tipos de intervenção.
Porém, é bom que fique claro, a medicina e tecnologia estão andando cada vez mais unidas, hoje é raro não haver solução para algum problema. Por isso, nada de se desesperar, já existe tratamento para quase todos os tipos de queda de cabelo e, onde não existe, o implante capilar é sempre uma saída.
Mas só mesmo o médico dermatologista pode avaliar o caso e passar o tratamento correto, que pode consistir em algo mais elaborado, como medicamentos prescritos.
No entanto, é bom saber que, na maioria das vezes, o problema é de fácil solução e tratamentos simples e caseiros conseguem dar conta direitinho.
Quando apostar em tratamento caseiro
Se você procurou um dermatologista e ele diagnosticou que a origem da queda, por exemplo, é o stress do dia a dia, ou seja, nenhum problema de saúde mais sério, e receitou como tratamento algum shampoo caríssimo ou algo do tipo, nesse caso, então, talvez, a solução mais adequada para você, seja apostar em soluções caseiras contra a queda de cabelo.
Certamente, nada substitui o acompanhamento de um médico capacitado para lhe indicar um tratamento adequado, até porque, tratamentos caseiros contra queda de cabelo não possuem comprovação científica, só é baseado em depoimentos de quem usou e comprovou. Mas, não custa tentar apelar para esses tratamentos, não é mesmo? Experimente e tire suas próprias conclusões!
Massagem
Como as receitas caseiras devem ser aplicadas com a ajuda de uma massagem, antes de conhecer algumas dessas receitas contra queda de cabelo, vale saber o poder da massagem no couro cabeludo. Pois é, para quem não sabe, ela ativa a circulação sanguínea nessa região, fazendo com que o cabelo cresça mais rápido, com muito mais força, resistência e saúde.
Por isso, é importante, após lavar o cabelo com água fria ou morna, massagear o couro cabeludo com as pontas dos dedos (sem utilizar as unhas). Pressione-o levemente, de forma bem delicada, pois o excesso de força pode provocar machucados ou traumas,o que só vai servir para agravar ainda mais o problema, gerando falhas no couro cabeludo.
Vale ter em mente que a massagem, feita da forma correta, é um passo fundamental em qualquer tratamento para os cabelos.
Benefícios dos remédios caseiros para queda de cabelo
A poluição e agressões de todos os tipos no dia a dia, fora o excesso de química e da dupla escova/chapinha, são fatores que, sem dúvida, com o tempo, trazem grandes prejuízos aos fios, como ressecamento, enfraquecendo e queda.
Por isso, é fundamental não deixar de lado alguns cuidados básicos com os cabelos, como uma boa hidratação e, para isso, falta de tempo ou dinheiro não é desculpa, já que é possível apelar para tratamentos caseiros, acredite, com resultados surpreendentes!
As receitas naturais, de um modo geral, ajudam a tratar os problemas que resultam na queda de cabelo, como oleosidade ou falta de hidratação.
Sem dúvida, recorrer aos métodos caseiros é uma excelente forma de fazer o cabelo crescer mais rápido, evitar a queda de cabelo para quem já tem predisposição ou mesmo a otimizar o tratamento.
O bacana é que tratamentos caseiros para queda de cabelo são naturais, ou seja, não causam efeitos colaterais.
Outro diferencial desse tipo de tratamento é sua facilidade, uma vez que é possível realizá-lo em qualquer lugar. O melhor? Sem gastar uma pequena fortuna, como acontece com as versões tradicionais!
Por isso, podemos destacar como principais benefícios dos remédios caseiros:
- Hidratam e fortalecem os fios;
- Combatem a oleosidade;
- Aceleraram o crescimento;
- São feitos com ingredientes naturais;
- Não provocam efeitos colaterais;
- Podem ser feitos a qualquer hora e em qualquer lugar;
- Seus ingredientes são baratos.
Pronto, agora que já sabe um pouco mais sobre queda de cabelo e os benefícios das receitas caseiras para tratar esse problema, veja à seguir algumas dessas receitas muito populares pelos seus ótimos resultados.
7 Remédios caseiros para queda de cabelo
Receita com Babosa (Aloe Vera)
Uma das campeãs em matéria de tratamentos contra queda de cabelo é, sem dúvida, a babosa. É uma planta já muito utilizada (há mais de dois mil anos), em tratamentos capilares, por seus inúmeros benefícios. Também ajuda no combate à queda, sendo, para muitos, a melhor solução caseira contra esse problema.
Pode até parecer complicado utilizar a babosa, mas não é, basta retirar uma espécie de baba encontrada no interior da planta, e é nessa substância que está o poder da planta, o segredo de sua eficácia, pois tem um poder intenso de hidratação e fortificação do bulbo capilar, restaurando os fios e fazendo nascer novamente onde há falhas. O cheiro característico da planta ainda ajudará a deixar seus cabelos mais perfumados.
E atenção, para melhores resultados, é preciso fazer o procedimento duas vezes por semana.
Receita:
- Retire de duas folhas da babosa a “baba” que ela produz (essa “baba” será semelhante, em se tratando de textura, a um gel);
- Bata essa “baba” no liquidificador;
- Passe nos cabelos e na raiz;
- Deixe seu cabelo com uma touca plástica ou de alumínio repousando durante 30 minutos;
- Lave e enxágue o cabelo;
- Faça esse procedimento de uma a duas vezes por semana;
Receita com Cebola
Se você acha que a cebola só combina com panelas, para dar sabor à vários pratos da culinária…então está precisando rever os seus conceitos. Pois, acredite, entre os muitos tratamentos naturais que existem para ajudar a combater a queda de cabelo, a receita com cebola é um dos mais eficazes.
E mais, além de ser ótima para combater a queda de cabelo, ela também ajuda a melhorar a caspa e a coceira no couro cabeludo.
A cebola é considerada uma verdadeira potência em nutrientes, sendo rica nas vitaminas C e B6, enxofre, magnésio, potássio e cálcio.
A cebola, na verdade, possui propriedades medicinais que ajudam a regenerar os folículos pilosos, reduzindo a perda, e estimulando o crescimento de novos fios.
E isso não é tudo, por ser antibacteriana, a cebola também ajuda a limpar o couro cabeludo, além de stimular a circulação sanguínea, proporcionando maior vitalidade.
Com relação à queda de cabelo, o mineral mais importante contido na cebola é o enxofre, que estimula o crescimento dos fios.
Receita:
- Separe uma cebola, acrescente um pouco de água (150 ml) e bata no liquidificador, formando um suco de cebola concentrado.
- Coe e, com um pincel, passe o líquido em todo couro cabeludo.
- Massageie até ter certeza de que todo o couro cabeludo e os fios estão bem cobertos.
- Cubra a cabeça, usando uma touca, e deixe por meia hora.
- Em seguida, lave os cabelos normalmente com shampoo e condicionador.
Repita de 1 a 2 vezes por semana, e verá que seu cabelo ficará super brilhante e mais forte.
Receita com Vinagre de Maçã
Não é mais segredo algum que o vinagre de maçã é um grande aliado para nossa saúde, ele alcaliniza o sangue e ajuda a organismo a derreter gordura. Mas ele também pode fazer maravilhas pelos nossos fios, é reconhecidamente magnífico para nossos cabelos, pois deixa-os macios e brilhantes.
E essa receita feita de vinagre de maçã com alecrim vem fazendo enorme sucesso, pois entre muitos benefícios, deixa os cabelos super brilhantes, além de prevenir a queda e ajudar no crescimento, e como bônus ainda acaba com a caspa.
O alecrim é ótimo para o estresse e para a depressão, além de ser um potente, antifúngico e anti-inflamatório. Esta planta trata problemas capilares porque é rica em há vitamina B6, vitamina B2, vitamina A, vitamina C, ferro, magnésio, fósforo, zinco, cálcio e outros antioxidantes.
Receita:
- Vinagre de maçã: 30ml
- Alecrim: 3 colheres de sopa
- Coloque o vinagre e o alecrim num recipiente;
- Deixe repousar por 20 minutos;
- Lave o cabelo normalmente com xampu;
- Agora coe a mistura do alecrim com o vinagre e coloque-a noutro recipiente;
- Molhe algodão na loção que preparou e aplique em todo o couro cabeludo;
- Massageie bem o couro cabeludo, em movimentos circulares;
- Deixe atuar durante 10 minutos;
- Para terminar, lave o cabelo com o xampu e condicionador, para remover toda a loção;
Este tratamento deve ser feito de1 a 2 vezes por semana.
Receita de Óleo de mamona (Rícino)
O óleo mamona, também conhecido por óleo de rícino, pode ser utilizado em diversos tipos de tratamentos capilares, sendo um ótimo aliado contra a queda, para fortalecimento e crescimento dos cabelos.
O óleo de mamona é um antibactericida natural e possui propriedades antifúngicas. É rico em vitamina E, minerais, proteínas e Omega 6 e 9 de ácidos graxos benéficos. A sua concentração elevada de ácido ricinoleico o torna benéfico para a pele e cabelo.
Receita:
- 2 colheres (sopa) de óleo de rícino;
- 1 gema de ovo;
- 1 colher (sopa) de mel.
- Misture todos os ingredientes e mexa bem. (para diminuir o cheiro retire a película da gema do ovo antes).
- Feito isso, aplique a mistura desde o couro cabeludo até a metade do cabelo.
- Depois coloque uma touca de banho e deixe o produto agir por 2 horas.
Em seguida, lave o cabelo com xampu e condicionador.
Repita esse procedimento uma vez por semana durante 2 meses pelo menos.
Receita com Abacate
O abacate dispensa apresentação, é um alimento riquíssimo, e pode fazer maravilhas pelos cabelos também. É composto em grande parte por óleos essenciais e vitaminas entre a B e E, muito importantes para o crescimento saudável dos fios.
O seu verdadeiro poder está em fazer com que cabelos secos e danificados, hoje muito comum pelo uso de tratamentos químicos e tinturas, sejam restaurados. Pessoas com cabelos oleosos devem evitar essa opção de remédio caseiro contra a queda.
Receita:
- Bata um abacate médio no liquidificador
- Pode adicionar uma colher de chá verde, se quiser (isso vai garantir que a mistura não fique tão oleosa)
- Passe a mistura sobre os fios e couro cabeludo e deixe agir por 15 minutos
- Enxague, se quiser finalizar com algum shampoo, utilize um sem sal.
Repita a operação uma vez por semana.
Chá de hortelã e Chá verde
Se a queda de seu cabelo tiver como origem alguma irritação, alergia ou até seborreia no couro cabeludo, uma boa opção pode ser tanto o chá verde como o chá de hortelã, pois eles ajudam a refrescar o couro cabeludo.
Ao evitar a coceira e vermelhidão, com certeza, isso irá estimular a cicatrização das áreas afetadas e ajudar a evitar novas lesões que podem no futuro gerar mais perda de cabelo.
Este remédio natural é muito simples de fazer:
Faça um chá com erva natural (hortelã ou verde) e aplique diretamente no cabelo, devidamente lavado.
Depois enxague e repita a aplicação.
Lembre-se de massagear bem para que o líquido penetre no couro cabeludo e promova o efeito de frescor.
Suco de Gérmen de Trigo (para ingerir)
O Gérmen de trigo é outro poderoso ingrediente reconhecido pelos seus poderes na hora de tratar a queda de cabelo, e isso porque consegue suprir os fios com todos os nutrientes necessários para deixá-los fortes e saudáveis.
Mas, muita atenção, ao contrário das receitas anteriores e da maioria das receitas para tratar os fios, essa não deve ser aplicada diretamente nos cabelos, deve ser ingerida.
Anote a receita:
- Bata duas colheres de sopa de gérmen de trigo em pó com um copo de leite;
- Misture bem e não adicione açúcar;
- Beba diariamente até ver os resultados.
Alimentação equilibrada
Por fim, mas não menos importante, vale salientar que em tempos de dietas altamente restritivas e sem fundamento científicos, a alimentação acaba sendo prejudicada e, claro, resultando em vários, dentre eles, e o mais notado, estão os relacionados aos cabelos, e a queda reina absoluta entre os muitos problemas resultantes dessas dietas “milagrosas”.
É fundamental investir em uma alimentação equilibrada, que, acredite, as vezes é a cura para muitos males, o suficiente para dar fim a diversos problemas capilares, como falta de brilho, desidratação e, claro, queda.
Os cabelos são feitos de uma série de mineiras e nutrientes que só podem ser repassados para os fios por meio da circulação sanguínea, ou seja, com uma dieta saudável.
Para prevenir a queda de cabelo e gerar um ambiente saudável para a recuperação das falhas no couro cabeludo, vale investir nesses alimentos, ricos nos seguintes nutrientes:
- Bife de fígado, gema de ovo, leite, cenoura (Alimentos ricos em vitamina A)
- Cereais integrais, carnes magras e nozes (Alimentos ricos em vitamina B)
- Cenoura, rúcula, espinafre, agirão (Alimentos ricos em betacaroteno)
- Uva passas, couve e cereja, folha de amora (Alimentos ricos em ferro)
- Peixe, frango, queijo, feijão, leite de soja (Alimentos ricos em proteínas)
- Fígado, gérmen de trigo, ostras e peixes (Alimentos ricos em zinco)
Vale ter em mente que alguns suplementos alimentares são ótimos no combate à queda de cabelo, pois concentram quantidades apropriadas de todos esses nutrientes em pílulas, tornando mais fácil e prático adicioná-los no dia a dia.
E mais, é fundamental incluir na rotina muita água, afinal, ela ajuda a hidratar não somente o couro cabeludo como todo o corpo.