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Seis mitos sobre a dieta low carb

Nutricionista desvenda questões comuns à restrição de carboidratos na rotina alimentar

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(Foto: Louis Hansel/ Unsplash)

A busca por uma vida mais saudável faz parte da rotina de grande parte das pessoas. Na maioria das vezes, essa meta está atrelada à alimentação e principalmente às dietas. No mês de julho deste ano, a palavra “dieta” obteve grande procura na internet, chegando ao número de 69 mil pesquisas no Google feitas no Brasil.

Dentre as infinitas opções de regimes alimentares, a low carb é uma das mais procuradas pelos brasileiros. No mesmo período, o termo “dieta low carb” alcançou a marca de 117 mil pesquisas no Google. 

Basicamente, low carb é um estilo de se alimentar em que se restringe – mas não se anula – o consumo de carboidratos. A metodologia funciona na tentativa de reduzir a formação de açúcares e de gordura no organismo. 

Há uma grande variedade de alimentos no cardápio para dieta low carb. Ovos, carnes de todos os tipos, castanhas, nozes, queijos, vegetais com menos carboidratos e frutas com menos açúcares são itens permitidos na low carb. Há ainda a presença de gorduras naturais como manteiga, azeite de oliva, óleo de coco e banha. Vale ressaltar que antes de iniciar qualquer dieta é importante consultar um profissional, como médico ou nutricionista. 

Mesmo sendo bastante popular, muitas dúvidas e mitos surgem em relação ao assunto. Por esse motivo, a nutricionista do aplicativo Smartliv, graduada pela Universidade de Brasília, Valesca Trapp, esclarece mitos e verdades sobre a dieta low carb. 

1) Na dieta Low carb não se pode ingerir carboidratos

Mito. Na low carb o que ocorre é a restrição de carboidrato e não a proibição. Valesca explica que, nessa estratégia, há uma redução significativa do consumo do carboidrato.  

“A low carb de maneira geral quer dizer que você vai ter um consumo diário de calorias, sendo que menos de 45% vai ser proveniente de carboidrato. Uma low carb não quer dizer que você vai deixar de consumir carboidrato no dia e também não quer dizer que você nunca mais vai comer carboidrato. É uma redução na quantidade de ingestão de carboidrato.”

2) Carne, ovo, queijos e castanhas são os únicos alimentos que se pode consumir na low carb

Mito. A variação de alimentos no cardápio de uma dieta low carb é bem vasta. Nela é possível a combinação e a substituição de itens que facilitem o planejamento da mudança alimentar. De acordo com Valesca, há a necessidade de consumir outros alimentos durante uma dieta low carb. 

“Mais importante do que elencar alimentos específicos, é lembrar que a low carb não é simplesmente consumir carne, ovo, queijos e castanhas. É muito importante que o consumo de vegetais e de frutas seja adequado também, para ter um aporte suficiente de vitaminas, minerais e fibras.” 

3) Ao adotar a low carb pode haver perda de massa muscular 

Verdade. Valesca Trapp explica que uma perda de massa muscular pode acontecer, conforme fatores associados. “Isso depende bastante do tipo de treinamento e da quantidade calórica ingerida, porque às vezes as pessoas reduzem muito a quantidade de carboidratos presente na dieta. Também pode haver algumas alterações hormonais importantes, de hormônios sexuais, da produção de testosterona e isso também pode acabar impactando a questão da massa muscular”, esclarece. 

4) A low carb pode sobrecarregar os rins e o fígado

Verdade. De acordo com Trapp, o excesso de proteína ingerido nessa prática alimentar pode ocasionar problemas renais e os fígados podem ser sobrecarregados pelo excedente de gordura saturada e gordura trans. “As pessoas fazem escolhas ruins e geralmente passam a consumir muita carne vermelha e gordura saturada. Às vezes bacon, às vezes embutidos, e isso tudo gera essa cascata de problemas”, explica.

5) Há mais perda de peso nessa prática alimentar

Mito. Segundo a nutricionista Valesca Trapp, esse é o maior mito sobre a low carb. “O maior mito da low carb é falar que, com menos carboidrato, você perde mais peso. Geralmente a low carb te deixa mais saciado, então você tem uma tendência a consumir menos. Mas, talvez seja menor quantidade e não menor quantidade calórica.” 

6) A low carb não é boa para todo mundo

Verdade. Valesca explica que assim como tantas outras dietas, na low carb as vantagens podem ser diferentes por uma série de fatores. “Os benefícios variam de pessoa para pessoa, conforme estilo de vida, preferências alimentares e várias situações. Então, não tem como a gente falar que a low carb vai ser boa ou ruim para todo mundo. Até porque ela pode ser usada de várias maneiras, para pessoas diferentes, em diversas formas de estratégia profissional. Tanto para um atleta,  como para uma pessoa que está querendo perder peso, quanto para quem deseja ganho de massa muscular. Não é que a dieta low carb seja totalmente ruim ou 100% boa. É sempre essa questão do equilíbrio e das melhores escolhas possíveis. E de maneira individualizada.”