Sementes de abóbora: perfeitos para um lanche

15 Oct 2014

A MANEIRA DE INTRODUÇÃO
A grande quantidade de nutrientes que proporcionam as sementes de abóbora é tão elevada, que nos atrevemos a aconcelhar que as usem sempre que possam, como parte de uma colação saudável.

E é que a sua riqueza em aminoácidos, minerais como o manganês, magnésio, cálcio, fósforo, ferro, cobre, zinco, o potássio, e a sua composição rica em ácidos graxos insaturados e vitaminas, especialmente do complexo B, mas também C, D, E, K e niacina, assim como o beta caroteno (precursor da vitamina A) é tal, que tornam essas sementes um alimento que devemos ter sempre à mão.

ALGUMAS RAZÕES EXEMPLARES
A quantidade de proteína por cada 3g destas é de cerca de 9 g.

Outra das riquezas importantes e muito saudáveis das sementes de abóbora, está em gordura mono-insaturado que possui, cujo efeito sobre a inibição da multiplicação das células da próstata, a partir do estímulo da DHT (produto da conversão da testosterona), está demonstrado.

Outras substâncias presentes, como os ácidos graxos ômega 3, parecem, também, estar envolvidos em benefícios para a próstata e a saúde cardiovascular, entre outras..

ZINCO E ANTI-INFLAMATÓRIAS
Uma razão a mais para que os homens comem sementes de abóbora, é que a sua riqueza em zinco tem um efeito benéfico sobre a densidade mineral óssea.

E, embora a osteoporose é dada raramente eles, e é mais comum em mulheres, em pessoas de muita idade pode aparecer, e de fato, é a causa de 30% das fraturas de quadril em homens muito velhos.

Além disso, seu alto teor em zinco é adicionado às suas propriedades protetoras para a próstata.

Por se fosse pouco, as sementes de abóbora têm ótimas propriedades anti-inflamatórias.

CAROTENÓIDES
Outra das grandes vantagens é a sua riqueza em carotenóides, que os pesquisadores têm associado com um menor risco de hiperplasia prostática (aumento da próstata), se estiverem presentes em grande quantidade em suas dietas.

PROTETORAS DO FÍGADO
Além disso, foi demonstrada a capacidade das sementes de abóbora para agir como protetoras do fígado, como aparece publicado em um estudo da revista Foof Chemistry and Toxicology do ano de 2008.

Em uma amostra de ratos alimentados com essas sementes junto às sementes de linho, foi possível constatar que os parâmetros de lipídios foram reduzidos sensivelmente em comparação com o grupo controle.

A composição plasmática e hepática de ácidos graxos se caracterizou por um aumento dos ácidos linolênico e linoléico, bem como de ácidos monoinsaturados e uma redução evidente de ácidos graxos esteáricos.

Foi possível observar também uma redução das toxinas do plasma e fígado e melhorou significativamente, a eficiência dos sistemas antioxidantes de defesa.

OS FITOESTERÓIS E ÁCIDOS GRAXOS
Outras substâncias de inegáveis benefícios para o nosso organismo, que estão presentes em quantidades significativas nas sementes de abóbora, são os fitoesteróis, compostos químicos presentes nas plantas, com estrutura semelhante ao colesterol animal, e cuja ingestão produz uma redução do colesterol.

Além disso, produzem uma melhoria da resposta imunitária e podem exercer uma ação ativa na redução do risco de certos tipos de cancro.

São os terceiros na ordem de importância em relação ao valor de fitosteróis, depois de os pistaches e as sementes de girassol.

Quando se extrai o óleo das sementes, contém uma relação excelente entre ácidos gordos omega 3 e omega 6, algo fundamental para a função das células, assim como para a sua oxigenação.

E é uma das razões por que o seu consumo produz um cabelo brilhante, pele clara e um elevado índice de energia em nosso corpo.

Pelo exposto, pode-se entender que o seu consumo é um dos mais benéficos entre as sementes, e entre os alimentos em geral, e que, se tivermos a oportunidade, tirar proveito.