A prescrição de medicamentos, exames e atestados é uma prática bastante comum na rotina dos profissionais de medicina.
Nos últimos anos, mais especificamente a partir de 2020, o formato digital das prescrições médicas vem se consolidando.
É que com a pandemia de Covid-19, muitas pessoas começaram a se consultar com os médicos à distância, por meio da telemedicina. E, assim, muitas receitas médicas passaram a ser prescritas eletronicamente através de um software especializado.
Para você ter uma ideia, um levantamento feito pela Associação das Autoridades de Registro do Brasil revelou que o uso de receita digital aumentou 1000% no primeiro semestre de 2020, totalizando mais 1,6 milhão de pacientes que receberam prescrições nesse formato eletrônico.
Neste artigo, vamos explicar o que é e como funciona um software para prescrição médica e apresentar as principais vantagens de aderir a esse formato de receita na sua clínica ou consultório:
- Melhor entendimento sobre o conteúdo das receitas;
- Maior segurança jurídica para o médico;
- Facilidade para enviar as prescrições aos pacientes;
- Informações completamente seguras;
- Redução de custos para o consultório.
O que é e como funciona um software para prescrição médica?
O software para prescrição médica digital é um sistema especializado que permite que os profissionais de medicina receitem medicamentos e emitam atestados e pedidos de exames eletronicamente.
Trata-se de uma plataforma que substitui os tradicionais talões de papel. Por meio desse sistema, os médicos têm acesso a um banco de dados com vários medicamentos; basta fazer uma breve pesquisa e preencher a receita com o medicamento que ele deseja prescrever e a posologia adequada.
Todos esses documentos são emitidos em formato digital e enviados para os pacientes por e-mail, SMS e até mesmo pelo WhatsApp.
Para serem consideradas válidas juridicamente, as prescrições eletrônicas precisam estar assinadas por um certificado digital, emitido por uma autoridade certificadora reconhecida pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil).
Com um software para prescrição médica, os médicos são capazes de receitar medicamentos e enviar as receitas para os pacientes independentemente de onde eles estejam. Não há necessidade de comparecer fisicamente no consultório para conseguir a receita.
5 motivos para usar um software de prescrição médica na sua clínica
A implementação de um software de prescrição médica pode trazer muitos benefícios para a sua clínica ou consultório.
Confira a partir de agora 5 motivos para aderir a essa inovação tecnológica:
1 – Melhor entendimento sobre o conteúdo das receitas
Com o software para prescrição médica, o médico não precisa redigir as receitas à mão.
Isso favorece o entendimento do conteúdo das receitas, o que garante que o paciente compre o medicamento certo e adote a posologia adequada.
2 – Maior segurança jurídica para o médico
Esse tipo de plataforma especializada permite manter o registro de todos os medicamentos, atestados e pedidos de exame que o médico prescreveu.
Dessa forma, o profissional tem todas as suas atividades cadastradas para sua consulta pessoal, podendo verificar exatamente como se deu o histórico de sua relação com o paciente.
Com isso, passa a ter uma fonte confiável para se certificar de todas as interações que realizou com os pacientes, sem margem para dúvidas.
3 – Facilidade para enviar as prescrições aos pacientes
O software de prescrição médica rompe as barreiras geográficas e torna possível o envio de receitas, atestados e pedidos de exames para pacientes de qualquer lugar.
Além de favorecer a adesão ao tratamento medicamentoso, o médico consegue otimizar o tempo dedicado a essa atividade do seu dia a dia. Em poucos cliques, ele consegue redigir e enviar suas prescrições eletrônicas para os pacientes.
4 – Informações completamente seguras
Todas as informações referentes às suas prescrições ficam armazenadas na nuvem e protegidas por senha.
Ao contrário das receitas de papel, as receitas digitais não se perdem com a mesma facilidade e somente você e pessoas autorizadas da sua clínica podem acessá-las.
5 – Redução de custos para o consultório
Os custos que envolvem a prescrição em papel são mais altos do que aderir a um software de prescrição médica digital.
Há soluções que são 100% gratuitas para os médicos. O único custo que ele vai precisar arcar é com a anuidade do certificado digital.
As vantagens da receita digital também melhoram a experiência de seu cliente, veja como isso acontece assistindo a este vídeo:
Qual a melhor opção de software para prescrição médica disponível no mercado?
Se, após conferir as vantagens da prescrição digital que trouxemos aqui, você está pensando em adotar um software de prescrição médica para a sua clínica ou consultório, saiba que a Memed é a melhor opção disponível no mercado.
Pioneira nesse ramo, nossa plataforma oferece um banco de dados atualizado com mais de 60 mil medicamentos. Além disso, o layout é bastante intuitivo, o que torna o uso dessa ferramenta bastante fácil e descomplicado.
E o melhor: a Memed é completamente gratuita para médicos. Você não precisa desembolsar nenhum centavo para aproveitar os recursos que esse software de prescrição médica oferece.
Faça o seu cadastro agora mesmo na Memed e otimize a sua rotina médica com nosso software de prescrição digital.
Este artigo foi escrito pela Memed, uma plataforma de prescrição digital que permite enviar as receitas via SMS ou WhatsApp. A Memed proporciona conta também com uma base de inteligência clínica com mais de 100 mil alertas de interações medicamentosas e conteúdo médico com bula e tratamentos off label baseados em documentação de artigos científicos.