Tengo sed…

Tenho sede…

Um dos sintomas que mais se fazem notar de Diabetes é o aumento da sensação de sede.

Este sintoma é conhecido clinicamente facto, e ainda que não é necessariamente causado pela Diabetes, focamos a explicar o porquê de sua existência em tais casos.

A esta em Diabetes deve-se a que, ao apresentar níveis elevados de açúcar no sangue, os rins, que cumprem a função de filtrando-a, recebem uma sobrecarga de açúcar. Uma vez que a capacidade do rim para filtrar o açúcar é limitada, para conseguir diluir este excesso deve usar a água existente no organismo.

Ao utilizá-la, os rins, então, produzem mais urina, com o que o corpo, em seguida, apagar muito líquido, é então quando se apresenta o aumento da sensação de sede.

A esta faz parte do quadro sintomático principal de Diabetes junto com a polifagia, sedentarismo, perda de peso, fadiga e diminuição da acuidade visual.

É importante esclarecer que este sintoma não é exclusivo da Diabetes, uma vez que pode ser gerada pelo consumo de diuréticos, como a cafeína-, medicamentos, comida muito condimentada ou uma perda massiva de sódio e água, devido a um vômito recente.