Existe terapia para ansiedade ? Essa pergunta é feita diariamente pelos ansiosos que desejam verem-se livres da eterna preocupação com o que vai acontecer no futuro.

Para casos menos agudos o relaxamento consegue amenizar muito as crises, porém se a pessoa tiver TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada, esse tipo de tratamento não resolverá pois o quadro é tão agudo que não haverá condição da pessoa relaxar.

Com os avanços da medicina e da psicologia com novos mapeamentos mentais e tratamentos sem drogas, hoje em dia é possível fazer terapia para ansiedade no conforto do consultório do psicólogo.

terapia para ansiedade3 tipos de terapia para ansiedade

Veja abaixo os três tipos de terapias mais conhecidos e aplicados pelos consultórios:

Terapia cognitiva

Cognição refere-se à forma como percebemos o mundo à nossa volta. É preciso treinar novos pensamentos que farão com que a pessoa ansiosa consiga ficar resistente ao momento de ansiedade.

Esse tipo de terapia faz com que o paciente pense com lucidez nos momentos em que fica ansioso, e assim o terapeuta pode determinar qual é realmente os motivos da ansiedade. Diagnosticando isso fica mais fácil de trabalhar com pensamentos novos os momentos mais críticos que causam crises mais severas.

A pessoa mesmo pode, com exercícios específicos, começar a policiar seus pensamentos quando perceber que está próxima a uma crise, porque já sabe quais são os momentos que a deixam mais tensa, tentando colocar pensamentos positivos novos no lugar dos negativos que causam ansiedade, ela conseguirá aos poucos diminuir e até acabar com o processo ansioso.

Terapia de mudança dos pensamentos

Nesse tipo de tratamento o terapeuta usará técnicas de aproximação sucessiva e ajudará o paciente a adquirir novos pensamentos. Controlando os momentos mais críticos é possível fazer com que o paciente aprenda a identificar seus pensamentos mais nocivos e trocá-los por outros mais saudáveis.

ansiedade tem curaUm exemplo, são as pessoas que tem medo de fazer exames laboratoriais porque acham que tem uma doença incurável.

O processo ansioso fará com que a pessoa demore a realizar exames ou quando realizar demorará para levar ao médico. O terapeuta fará a pessoa ver que é melhor fazer logo os exames e tirar a dúvida do que ficar imaginando algo que provavelmente não existe.

Terapia de relaxamento

Sem dúvida a melhor coisa para domar a ansiedade é estar relaxado. E a melhor maneira de relaxar a mente é fazer com que o corpo esteja completamente livre de tensões. Os terapeutas que induzem o relaxamento utilizam formas especiais de respiração para conseguir fazer com que o corpo relaxe completamente.

massagem-para-tratar-ansiedade-e-depressãoQualquer pessoa, mesmo as não ansiosas, podem fazer exercícios de respiração com o diafragma, enquanto inspira suba a barriga e quando expirar baixe-a.

Fazendo isso diariamente por 15 minutos adquirirá o hábito de respirar dessa forma e poderá usar a técnica para os momentos que sentir-se próximo de uma crise ansiosa.

Se você é ansioso ou conhece alguém que sofra de ansiedade compartilhe esse artigo para que tenha conhecimento que existe terapia para ansiedade.

Leia também:

Cura para ansiedade existe?