café-da-manhã-saudável

Veja como preparar um café da manhã saudável

A IMPORTÂNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ

Quando se diz que “o pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia”, se está enunciando um conceito que atribui uma importância crucial neste momento “alimentar” do dia, e que, no entanto, raramente pode ser satisfeito da maneira correta, já que não é qualquer café da manhã é bom, e esta refeição é tão importante,pode ser dada de lado em prol a outras situações mais urgentes, por isso que, muitas vezes, o pequeno acaba relegado a um mero lanche rápido, ou alguma comida cuja preparação seja rápida e com qualidade, não é exatamente saudável.

PLANEJAMENTO

Então, se nós queremos poder levar a cabo esta premissa básica da alimentação saudável, o que temos que fazer é uma boa planificação dos pequenos-almoços. Porque podemos conter frutas, biscoitos, pães e até burritos, se planejamos e preparamos com antecedência. Pensemos uns dias antes no que queremos levar e preparar todo o possível, antes.
Por exemplo, podemos tirar alguns dos ingredientes mencionados na noite anterior, na geladeira, e podemos lavar e cortar, por exemplo, as frutas, ou fazer um shake com algum dos ingredientes mencionados.

FINALIDADE. IDEIAS

A finalidade de todos os preparativos prévios é, evidentemente, não pular essa refeição tão importante, por isso é de vital importância que nos superar a preguiça de ter que investir tempo, talvez de nosso descanso vespertino, em realizar estas preparações, por que, para que um programa de perda de peso tenha os resultados que necessário, é fundamental que as refeições sejam o mais saudável possível, e no caso de pequenos-almoços, isso é imprescindível.

Abaixo vamos dar algumas ideias de pequenos-almoços saudáveis que podemos preparar com antecedência para consumir no período da manhã ou manhãs seguintes:

BATIDOS

Podem ser uma das soluções mais rápidas e saudáveis para os pequenos-almoços (e não somente para os pequenos-almoços, também para qualquer refeição, para Você e sua família).
Você pode combinar diferentes tipos de alimentos, e que podemos tentar fazer combinações de, por exemplo, leite, iogurte, frutas e legumes.

Também podemos fabricar iogurte natural com frutas, misturando-se algum tipo de iogurte sem gordura com algumas frutas naturais de nossa cesta, e podemos experimentar combinando diferentes frutas com o nosso iogurte caseiro, como por exemplo, morango e banana, ou uma mistura de frutas, com manga e morangos, enfim, as possibilidades são muito amplas, qualquer combinação será muito apetitoso e será uma solução muito boa para que Você e sua família façam um desjejum saudável todas as manhãs.

SANDUÍCHES

Existem várias possibilidades e ideias que podemos usar para comer petiscos ou sanduíches no café da manhã, certamente saudáveis e muito nutritivos: nós temos, por exemplo, o “buffet de pizza” que se faz tostando uma fatia de pão integral que adicionamos um queijo e fatias de tomate.

Também podemos fazer algo parecido com uma fatia de torrada de pão integral que adicionamos um creme de queijo e sobre ela colocamos algumas fatias de pepino. Ambos os tipos de sanduíches são uma ótima opção de pequeno-almoço saudável que podemos deixar preparados para a noite de antes.
Se precisamos de um maior aporte energético, uma opção que podemos deixar é preparada à base de burritos com ovos mexidos, presunto em cubos e molho a gosto. São uma boa forma de começar o dia.

E não nos preocupemos se vamos comer um par de fatias de pão: se são de pão integral e comemos durante o café da manhã, nosso peso não é afetado: é o que os especialistas recomendam-se é que queremos comer pão: que seja integral e fazê-lo nas primeiras horas do dia, assim, nossa perda de peso continua sendo eficaz e estaremos ingerindo uma dieta saudável.

MISTURAS DE CEREAIS

São outra opção muito saudável e nutritiva para deixar preparado com antecedência, nosso café da manhã ou manhãs seguintes.
Consiste em colocar em um saco de vários cereais diferentes, integrais, é claro. Dessa forma temos uma grande variedade de sabores em um conjunto.

Nós também podemos fazer parfaits de iogurte com frutas frescas e granola. Se não gosta de mistura encharcado, podemos adiar a mistura do iogurte até o momento do café da manhã: foi rápido de fazer e o resultado é muito nutritivo, saudável e não afetará a nossa dieta.