diabetes-e-a-pele

Diabetes e pele

As pessoas com Diabetes são muito mais sensíveis a ter problemas na pele, devido aos elevados níveis de glicose no sangue, que fazem com que tenham maior probabilidade de desenvolver infecções a nível cutâneo, já que o Diabetes altera o sistema imunológico, diminuindo a capacidade do corpo para combater infecções.

Por outro lado, os elevados índices de açúcar no sangue influenciam em que o organismo perde líquidos com mais facilidade, o que faz com que a pele seque. Além disso, se a pele está seca, pode ir perdendo, pouco a pouco, a camada exterior, que é a primeira defesa contra os agentes patogênicos do meio ambiente. Os quais se alimentam de glicose do sangue e, portanto, a maior quantidade de glicose, maior velocidade de proliferação das bactérias.

Assim, há que ter muito cuidado, por que o mais leve arranhão, se não se tem cuidado ou se curas como você não deve fazê-lo pode se tornar um foco de infecção se você não tiver bem controlada seu Diabetes.

As infecções, além disso, podem chegar aos olhos, os folículos capilares, as unhas, etc., e se tornar um verdadeiro problema de saúde.

Dicas para o cuidado de sua pele:

  • Controlar seus níveis de glicose no sangue
  • Use sabão suave ou neutro para banhar
  • Depois de nadar, secar cuidadosamente as dobras de sua pele no pescoço, inglês, axilas e dedos dos pés, com a intenção de evitar a umidade que facilita as infecções
  • Usar cremes hidratantes
  • Vai ao Médico se notar alterações na coloração de sua pele