dieta

Dieta, exercício são corretas as calorias?

Todas as atividades que você realiza no seu dia, representam um gasto de energia para seu organismo, ou seja, se fazem “queimar calorias”. Mas, acredite, não são tantas as queimadas, apesar de fazer exercício.

As calorias que você gasta ao praticar algum esporte ou disciplina costumam ser muito variável, mas em geral, representam entre 15 e 30% do gasto energético total que você faz durante o dia.

Fazer exercício é indispensável para manter uma boa saúde, já que previne o aparecimento de doenças ou ajuda a controlá-las, como é o caso da Diabetes, ajuda a manter um estado mental ideal e revigora o corpo. No entanto, nem todos os exercícios são iguais nem apresentam o mesmo gasto calórico.

Os pesquisadores quantificam a intensidade da atividade física em uma unidade de medida denominada MET, que significa algo como equivalente metabólico. Um MET equivale ao número de calorias que um corpo consome enquanto está em repouso.

A partir desse estado, aumentam os METs na medida em que aumenta a intensidade da atividade, por exemplo: uma atividade leve a moderada representa de 4 a 6 METs, o que, dito de outro modo, é que um corpo, ao realizar esse tipo de atividade, gasta de 4 a 6 vezes mais energia do que se permanece deitado, em repouso.

Isto quer dizer que se recupera de uma hora de televisão por uma atividade de 6 METs, conseguirá perder peso. Quanto gasto de energia, medido em METs, gerados pelas atividades do lar, em seu trabalho ou da atividade física estruturada.

Aqui vão alguns exemplos:

Intensidade

Para perder peso é necessário queimar mais calorias que são consumidas através da alimentação ou ingerir menos calorias do que as que se queimam (para aproveitar a energia de reserva na forma de gordura).

Na tabela abaixo, pode encontrar o número de calorias que você usa em cada atividade. Isso lhe permite fazer um cálculo de quantas calorias se usa diariamente.

Baixe Aqui este arquivo

Estes dados são aproximações, pois a quantidade de calorias que se queimam na realização de qualquer exercício físico depende de variáveis como a intensidade, a massa corporal de quem faz a atividade e as condições ambientais.