5 dicas para perder peso e não recuperá-lo

15 Jul 2014

Com estas 5 estratégias que iremos apresentar a seguir, você vai poder perder peso e manter o seu peso ideal no tempo.

ELIMINA TODAS AS TENTAÇÕES QUE LEVAM A PREJUDICAR A DIETA
Há situações que fazem você comer mais do que o normal? Se não sabe, começa a observarte para ver se há momentos do dia ou situações especiais que fazem comer em excesso, por exemplo, quando você está aborrecido ou estressado.

Em seguida, tenta pensar em formas de evitar essas situações. Por exemplo, se estiver estressado, vá dar uma caminhada. Também livrar-se de toda a comida que seja tentadora em sua geladeira ou armário, para evitar estragar a dieta.

SE QUISER PERDER PESO REALMENTE, ESTABELECE METAS REALISTAS.
É mais produtivo focar no tipo de exercício que você vai fazer e na dieta que você vai levar para perder peso, que o fato em si de perder peso.

A melhor forma de alcançar uma meta, de qualquer natureza, é começar aos poucos. Concentre-se em 2 ou 3 mini-metas que você pode realizar sem ter que fazer um esforço descomunal.

Além disso, tenha em conta que as metas efetivas são muito realistas e específicas. Por exemplo, “vou fazer mais exercício”, é uma boa idéia, mas não é específica. “Caminhar 9minutos diariamente” é um objetivo, tanto específico, mensurável, mas se você está começando a fazer exercício não é realista. É muito melhor ficar de chegada “caminhar 3minutos todos os dias” mas, o que acontece se um dia chove? “Caminhar 3minutos, 5 dias por semana” é uma meta realista e específico.

COME ALIMENTOS QUE TE ENCHEM RAPIDAMENTE
Uma das melhores formas para deixar de comer em excesso é sentir-se saciado. E sentir-se saciado é uma questão de tempo, em parte.

O processo em que o cérebro é o sinal de que já comeu e não há necessidade de comer mais é de 15 a 2minutos, assim que você deve comer devagar e em bocados pequenos para se sentir cheia comendo menos alimentos que normalmente você come.

Também ajuda o tipo de comida que ingere. Tenta adicionar muitos alimentos com fibras em sua dieta (como verduras, frutas e legumes), bem como proteínas, para chegar a essa sensação de saciedade mais rápido.

Igualmente, você pode comer em pratos menores para que as porções moderadas não sejam tão meninas.

Outra boa ideia é estruturar seus horários de refeição, se você que salta de alguma ou atrasa para o trabalho ou outras atividades.

TEM UM CONTROLE DO QUE VOCÊ COME
Leva um controle de tudo (ou a maioria) o que se come e do exercício que você faz. Há muitas aplicações na internet que podem te ajudar com isso, se você é complicado fazê-lo com papel e lápis. Esta prática ajuda a saber como você realmente e o que precisa melhorar para alcançar o seu peso ideal.

RECOMPÉNSATE QUANDO ALCANÇAR UMA META (MAS NÃO COM COMIDA!)
Uma recompensa eficaz é aquela que é desejável, oportuna e depende de alcançar a meta estabelecida. Exemplos deste tipo de recompensas são: fazer uma massagem, arrumar as unhas em um salão de cabeleireiro, comprar roupas ou ver um filme. Tenha em conta que é mais eficiente para dar-lhe uma mini-recompensa por um mini-objetivo que lhe dar um grande presente por uma meta muito distante.