tristeza

Você se sente triste?

Um estudo revela que o consumo de gorduras trans, o que pode gerar depressão, enquanto que as gorduras poli-insaturadas e mono-insaturadas impedem este tipo de episódios.

As gorduras trans são o resultado de um processo industrial das gorduras vegetais que muda sua estrutura natural, desta forma, a composição e a estrutura de gordura do azeite, que se anuncia como 100% vegetal acaba tendo pouco a ver com as de um óleo vegetal natural.

Há muito tempo se pensava que este tipo de lípidos era muito mais saudável do que as chamadas gorduras saturadas, mas agora é bem sabido que as gorduras trans são as mais prejudiciais para o corpo, pois causam obesidade e problemas coronários.

Como se isso não fosse pouco, um estudo realizado na Universidade de Navarra (UM), a cargo de Miguel Ángel Martínez-González afirma que as gorduras trans geram depressão.

Depois de analisar a pessoas com estilos de vida muito diferentes, eles descobriram que aqueles que consumiam mais gordura do tipo trans eram 48% mais propensas a sofrer de depressão do que aqueles que as ingeriam em menor quantidade.

O equipamento a UM, além de conhecer os efeitos das gorduras trans, também estudou as gorduras poli-insaturadas (abundante nos óleos de peixe e vegetais) e do óleo de oliva no aparecimento da depressão. O pesquisador e sua equipe descobriram que essas gorduras boas ajudam a evitar episódios depressivos.

Isso poderia explica não só porque as pessoas estão cada vez mais obesas, mas também porque cresce o número de indivíduos em depressão.