5 alimentos baixos em calorias e ricos em proteínas

14 Aug 2014

COMO CONSUMIR MAIS PROTEÍNAS NATURAIS
Quando precisamos incluir mais proteínas na nossa alimentação, mas não queremos que isso se torne um aumento de peso, ou um aumento das calorias que ingerimos, podemos encontrar-nos com algumas dificuldades.

Se bem que a maioria dos produtos com alto conteúdo protéico de origem animal, também há vegetais, com uma alta proporção de proteína, de forma que se você é vegetariano, não tem por que preocupar-se por encontrar as proteínas suficientes para a sua dieta.

A Administração Americana de Alimentos e Medicamentos, considera-se que um alimento é rico em proteínas, quando o seu conteúdo está em torno de 20% do valor diário recomendado, que em uma mulher adulta é de aproximadamente 1mg

Vejamos agora 5 alimentos cujo conteúdo de proteína se enquadra dentro dos parâmetros da FDA.

FRANGO
Um dos mais equilibrados: três fatias de frango sem gordura contém cerca de 1gr de proteínas, mas apenas pouco menos de 5calorias.

QUEIJO COTTAGE
Em uma porção ou xícara de queijo baixo em gordura encontraremos 15 gramas de proteínas, mas apenas 104 calorias.

FRUTOS do mar
Estamos Nos referindo a vários tipos de alimentos marinhos, como o tamboril, o atum, o peixe-relógio, sépia, as amêijoas e os caranguejos de rio.

É dizer, propriamente, não são todos frutos do mar. No entanto, todos partilham uma característica: são ricos em proteínas, mas não têm muitas calorias na mesma proporção.

Por exemplo, 10gramas de atum contêm 22 gramas de proteínas, mas apenas 99 calorias. Em comparação, o salmão, em 10gramas contém 32 gramas de proteínas, mas o triplo de calorias que o atum.

Há que ter em conta, além disso, que os frutos do mar e peixes podem ter mais colesterol do desejável para a nossa dieta.

Assim, por exemplo, 10gramas de caranguejos de rio, embora contendo 13 gramas de proteínas, contendo 91 mg de colesterol, ou seja, quase um terço da quantidade diária recomendada.

OVOS
Submetido tradicionalmente a um ostracismo de culinária, por suas altas concentrações de colesterol, porém, o seu elevado teor proteico pode ser indispensável para uma dieta que as exija.
Assim que, se queremos limitar o conteúdo de colesterol, usemos as claras do ovo: em um copo há apenas 117 calorias, mas mais de 26 gramas de proteínas e não tem colesterol.

SOJA
Se você é vegetariano, você pode encontrar uma das muitas opções vegetais de proteína da soja (não transgênica).

Edamame é uma das mais conhecidas e em 10gramas contém 12 gramas de proteínas e apenas 12calorias. Além disso, é livre de colesterol.

Apenas certifique-se de que não é transgênica: comprovou-se que os seus benefícios são mínimos, quando não inexistentes.