O que ingerimos pode afetar muito a saúde geral, mental e bucal. Entenda o impacto que as dietas milagrosas causam no corpo humano.
O que é dieta?
A dieta é o plano alimentar do indivíduo. É basicamente o que ele consome durante o dia.
Uma das áreas da nutrição atual é a psicologia nutricional, da qual tem mostrado como as dietas podem afetar a saúde mental do indivíduo.
Assim, foi comprovado que, quando a dieta é transformada em algo restritivo e seletivo, isso leva a uma “alimentação transtornada”.
Dietas saudáveis se relacionam com uma menor chance de desenvolver depressão. Ao mesmo tempo, uma alimentação pouco saudável aumenta os riscos de desenvolver a depressão.
Impacto da dieta na saúde da boca
Tudo o que se coloca na boca durante o dia, terá um impacto na saúde bucal porque cada vez que se coloca um alimento, principalmente se for processado, fazem com que o pH da saliva caia.
Quando isso acontece, o pH fica muito ácido, assim o dente acaba suscetível ao processo de cárie.
Dieta mediterrânea
Esse estilo de vida inclui a adoção de uma dieta composta por frutas, peixes, sementes vegetais, castanhas e azeite, ou seja, alimentos saudáveis e naturais.
Esse tipo de dieta previne doenças cardiovasculares, mas o estilo de vida inclui outros hábitos além da dieta, como atividades físicas regulares e interação frequente com as pessoas.
Pessoas que adotam esse tipo de dieta, tem uma chance bem menor de desenvolver depressão.
Com esses nutrientes, ajudam uma grande diminuição nos sintomas de insônia, ansiedade e estresse.
Dieta cariogênica
A relação entre a ingestão do açúcar e o desenvolvimento da doença, leva em consideração alguns pontos: o tipo de açúcar, qual a frequência de consumo e se a pessoa realiza a higienização após se alimentar.
A dieta assume um papel importante na etiologia da doença cárie, porque ela fornece a principal fonte de energia para as bactérias que estão presentes na cavidade oral.
Consequentemente, isso influencia na produção de ácidos por essas bactérias, estes ácidos provocam a desmineralização dental.
Essa situação, junto a vários dias com a falta de escovação bucal eficiente, origina-se a cárie.
O nível de açúcar na alimentação também aliado ao consumo de lanches entre as refeições e as bactérias na cavidade, são determinantes no aparecimento da cárie precoce na infância.
Por isso, é sempre importante fazer o acompanhamento com o odontopediatra, também conhecido como o dentista infantil.
Açúcares de adição recebem este nome por não serem próprios dos alimentos, mas sim adicionado a eles durante o processo de preparação.
Esta atitude ocorre de forma tão ampla que passaram a fazer parte da dieta habitual da população em geral, eles são atualmente utilizados em vários tipos de alimentos e bebidas.
Este tipo de açúcar é considerado como um fator de risco para o aparecimento e desenvolvimento de várias doenças crônicas como diabetes, obesidade e a cárie dentária, isso ocorre principalmente em crianças. Por isso, é sempre importante fazer o acompanhamento no dentista de criança.
É importante que as cáries sejam tratadas no seu estágio inicial, porque, sendo assim, elas poderão ser solucionadas através de uma restauração em resina, ou seja, a aplicação de uma massinha no dente danificado.
Caso ele esteja em estado avançado, só será possível resolvê-la através de um tratamento de canal ou dependendo da situação, poderá acontecer a extração do dente, fazendo com que o paciente tenha que ir até o dentista especializado em prótese para realizar a substituição do dente perdido.
O tratamento ortodôntico
Os tratamentos ortodônticos também podem ajudar na ausência de aparecimento da cárie.
Pessoas que possuem os dentes tortos podem não conseguir higienizar os perfeitamente, isso causa um alto acúmulo de bactérias podendo gerar cárie.
Por isso é importante que vá até o dentista e inicie o tratamento com aparelho dentário móvel para que os dentes fiquem aliados e evite o acúmulo delas.
Além das cáries a higienização é importante porque pode evitar diversas doenças como até mesmo a gengivite.
A gengivite é causada pelo acúmulo de placas bacterianas e resíduos de alimentos, sendo uma doença que atinge as gengivas.
Se ela não for tratada no seu estágio inicial, poderá se desenvolver a periodontite, uma doença que mexe no suporte dentário podendo causar a perda de dente sendo necessário o paciente ir até uma clínica de implantes.
Depois de cada refeição, a boca demora aproximadamente 20 minutos para que o pH fique neutro.
Por exemplo, se a pessoa comer seis vezes ao dia alimentos ricos em carboidratos, o dente ficará com mais chances de ter cáries
Perceber como o impacto da dieta irá influenciar na saúde bucal é muito importante, porque assim poderá resolver muitos problemas.
Como as frutas podem ajudar na saúde bucal?
As frutas são bem melhores do que produtos que contêm alta concentração de carboidrato.
As frutas que são mais doces e tem mais suco na constituição, isso serve tanto para a boca para não gerar tanta acidez, quanto para melhorar o impacto glicêmico no organismo, fazendo com que ele se torne menor.
Sendo assim, por mais que ela tenha açúcar, ela irá diluir. Todo o açúcar dela é diferente de alimentos industrializados.
Alimentos protetores
Alimentos que são da família do leite, são ricos em caseína, elas fazem o equilíbrio natural do pH, assim, se estiver ácido ela reverte isso rápido.
Maçã, queijos e a pipoca salgada, também são muito saudáveis, ajudam em momentos do dia para intercalar a refeição e fazer um lanchinho.
Sempre lembre de fazer a higienização bucal após todas as refeições, além de assegurar uma alimentação saudável é importante manter a higiene.
Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.