Alcoolismo em adolescentes: Pode aumentar as chances de desenvolver Diabetes
O presidente da associação Vive com Diabetes, Carlos Santamaria Ochoa, disse que o consumo excessivo de álcool nos jovens pode aumentar o risco de desenvolver Diabetes.
O anterior, em referência ao que o consumo de bebidas intoxicantes e a consequente dependência destas em idades precoces, se tem vindo a aumentar nos últimos anos na população jovem.
Além disso, de acordo com Santamaria Ochoa, se é propenso por herança genética ao desenvolvimento de Diabetes e se ignora este fato, o gosto pelo álcool pode chegar a ser um fator detonante das condições de risco pré-existentes, como o sedentarismo e a obesidade.
Sendo o álcool uma toxina, que ao entrar no corpo, o fígado deve processá-lo, o que o deixa de realizar uma de suas principais funções: a produção de glicose, o que acarreta baixos níveis de açúcar no sangue e pode levar a uma descompensação no organismo.
Já seja por fatores de risco bem como o respeito ao ambiente econômico e social em que se desenvolvem os jovens, o abuso da bebida foi colocado como a primeira causa de acidentes de trânsito no país, foram registrados no ano passado, mais de 60 mil casos onde, apesar de nem todos são mortais, provocam graves sequelas para a vida dos envolvidos.
Instituto volta Vida faz vídeo interessante sobre o Álcool e como ele atinge nossa sociedade, vale a pena ver divulgar. Ajude nossos adolescentes compartilhando este Post 🙂
leia também:
Descobrem o elo de ligação entre a Diabetes e as doenças vasculares.
Evitar a obesidade: a única forma de prevenir a Diabetes
A chave no controle da Diabetes