Já se foi o tempo que o loiro era a cor de cabelo dos sonhos de boa parte das mulheres, hoje em dia os cabelos vermelhos estão em alta e cada vez mais acessíveis.

Com o crescimento do número de pedidos de tons de ruivo foram sendo desenvolvidas técnicas para conseguir chegar a tons de vermelho em diferentes fios.

Para quem tem o desejo de tingir os fios de vermelho elaboramos um verdadeiro dossiê com algumas opções de tons de ruivo e dicas especiais de cuidados com as madeixas. O processo não precisa ser tão agressivo quanto dizem.

Vale a pena conhecer mais sobre os procedimentos e começar a estudar uma forma de tingir seus fios!

Dossiê Sobre Cabelos Vermelhos

cabelos-vermelhosTons de Vermelhos

Nem todo cabelo ruivo é igual, as tonalidades podem ter grande diferença entre si. Conhecer as principais opções para encontrar a que mais combina com o seu tom de pele e condições dos seus fios é bem interessante.

Tons de Ruivo Para Peles Claras

Quem tem a pele clara pode investir numa série de opções de tons de ruivo, pois o contraste criado entre os cabelos vermelhos e a pele fica bonito.

Na hora de escolher o tom especificamente é interessante que o colorista observe o tom natural do cabelo da cliente e procurar pela opção que irá castigar menos os fios.

Para quem é naturalmente loira o procedimento costuma ser mais simples. O tom mais indicado para esse tom de pele é o Strawberry blonde que é o tom que combina loiro e ruivo.

Tons de Ruivo Para Pele Branca com Fundo Amarelo

com-fundo-amareloPara quem tem a pele branca com fundo amarelo o mais indicado é optar por vermelhos com fundo acobreado puxando mais para um tom claro. Nesse momento o que deve ser considerado é se a pele tem um tom frio ou quente.

Peles de tons frios devem usar tons frios para o cabelo, peles com tons quentes devem usar tons quentes. Pois, numa combinação de pele de tom quente com um tom de cabelo frio os traços do rosto podem acabar ficando pesados e no caso contrário o rosto ganharia um tom mais pálido.

Tons de Ruivo Para Pele Morena com Fundo Amarelo

Esse tom de pele pode ter alguma dificuldade em encontrar um tom de ruivo que ajude a deixar o visual vivo. O que acontece é que os tons de vermelho acabam reforçando o fundo amarelo de maneira a criar um visual monocromático.

Se achar que isso aconteceu com você é possível usar a maquiagem para trazer mais vida para o visual. Na hora de escolher um tom prefira algo como um castanho escuro com fundo acobreado.

Tons de Ruivo Para Pele Morena com Fundo Rosado

Tons-de-Ruivo-Para-Pele-Morena-com-Fundo-RosadoAs peles morenas que tem fundo rosado precisam de um tom de vermelho que ajude a criar um maior contraste.

A dica é optar por tons que sejam mais frios como o Borgonha, por exemplo. Outro tom que pode casar bem com esse tom de pele é o vermelho violine.

Tons de Ruivo Para Pele Oriental

Tons-de-Ruivo-Para-Pele-OrientalQuando o assunto é tingir cabelo é importante destacar que não tem proibido e não proibido. O mais importante é a dona dos fios se sentir bem com o visual final.

Sendo assim as orientais também podem se valer desse visual vermelho para as madeixas. Uma dica importante é manter a ideia de tons frios para peles frias e tons quentes para peles quentes.

Tons de Ruivo Para Pele Negra

Tons-de-Ruivo-Para-Pele-Morena-com-Fundo-RosadoÉ importante que antes de fazer a escolha seja feita a avaliação do fundo do tom da pele, isto é, se ele está mais para cinza que é frio ou se está mais para marrom que é quente.

Contudo, de uma maneira geral é interessante optar por fios ruivos mais escuros como o vinho, por exemplo.

Dicas Para Cuidar dos Cabelos Vermelhos

Dicas-Para-Cuidar-dos-Cabelos-VermelhosDepois de ter escolhido o tom ideal para o seu tom de pele e conseguido tingir é importante saber como cuidar para que as madeixas mantenham o seu visual saudável.

Pensando nisso selecionamos algumas dicas de como cuidar dos cabelos vermelhos.

Dica 1 – Atenção ao Retoque

Os pigmentos das tinturas vermelhas tem mais dificuldade de aderência as madeixas e por isso mesmo pode acontecer o desbotamento mais rapidamente.

Em geral quem optar por fios ruivos precisa fazer retoques a cada quinzena. A boa notícia é que depois de alguns meses pintando os fios de ruivo a tintura passará a aderir com mais facilidade de maneira a aumentar o intervalo de retoque para uma vez por mês.

Dica 2 – Hidratação

A hidratação é essencial para manter a saúde dos fios e no caso de um processo tão agressivo como tingir e ruivo a recomendação é fazer uma hidratação no salão de beleza a cada 15 dias.

No salão serão usados produtos profissionais que terão mais impacto no visual saudável dos seus fios.

Dica 3 – Não use shampoos antirresíduos

Esse tipo de shampoo age nos fios promovendo uma limpeza profunda removendo resíduos, porém, no caso de quem tinge as madeixas de vermelho pode ser prejudicial por remover os pigmentos da tintura. Lembre-se que esses pigmentos não tem uma aderência tão boa aos fios.

Dica 4 – Leave-in com proteção solar

A ação do sol sobre os seus cabelos vermelhos também pode ser bastante prejudicial. Então quando for para a praia ou para a piscina você deve ter o cuidado de aplicar leave-in com fator de proteção solar depois de ter lavado com água mineral.

Dica 5 – Reparação de cutículas

Os fios tingidos de vermelho podem apresentar tendência a ficarem mais opacos, se isso estiver acontecendo por ser motivado pela abertura das cutículas das madeixas.

Para reverter esse processo você deverá fazer um procedimento de reestruturação capilar com reparação das cutículas. Observe que esse é um tratamento que deve ser feito por um profissional.

Dica 6 – Produtos específicos

Quem tinge os fios deve ficar atenta para os cuidados pós-tintura que incluem lavar as madeixas com produtos específicos.

Os shampoos e condicionadores específicos têm fatores antioxidantes que ajudam a trazer mais brilho e maciez para o cabelo. Além disso, produtos para cabelos tingidos não desbotam a tintura.

Dica 7 – Lave com tonalizante

Para que o visual ruivo dure por mais tempo a dica é lavar uma vez por semana os fios com shampoo tonalizante de um tom próximo ao da tintura.

Isso fará com que o cabelo mantenha o seu brilho e a cor dure mais tempo aplicada nas madeixas. Com menos retoques é mais fácil manter a saúde do cabelo.

Com essas dicas a respeito de tonalidades e cuidados temos certeza que você poderá conquistar as madeixas vermelhas dos seus sonhos.