Cereais com poucas calorias

Na hora de pesquisar cereais com que iniciar nosso pequeno, mas com um conteúdo calórico adequado, ou, talvez, baixo, é necessário que saibamos distinguir os que realmente contêm poucas calorias, daqueles que, por causa da adição extra de açúcar, mel, nozes e frutos secos em geral, experimentam um crescimento calórico.

Por isso, quando queremos voltar para os cereais saudáveis e com poucas calorias, o melhor é geralmente retornar ao habitual, o básico: o trigo, os flocos de arroz inflado, os cereais cozidos sem açúcar e o milho.

E é que, em geral, quando os cereais contêm poucos hidratos de carbono têm um baixo nível calórico. E não é raro que o “défice” de calorias de alguns cereais integrais e inteiros, seja “compensado” com a adição de hidratos de carbono complexos e outros nutrientes que proporcionam benefícios aceitáveis.

Algo que é reconhecido e autorizado pelas orientações nutricionais e dietéticas da USDA, para os americanos.

Por isso é imprescindível que você leia os rótulos nutricionais do cereal em questão, para decidir o seu balanço calórico/nutricional.

Vejamos a lista de calorias dos diferentes tipos de cereais:

Prontos Para Comer (Básicos)

cereais-prontos-para-comer-basicosEm uma dieta de 200 calorias, a FDA sugere que 10 calorias ou menos por porção (ou 20% do total diário) ou até um pouco menos, deveria ser o limite calórico.

Usando o copo de medida ou a ingerir os tamanhos padrões de lote deve adaptar-se ao seu objetivo de baixo consumo calórico.

Alguns exemplos deste tipo de cereais encontram-se em Kellogs All-Bran, que contém apenas 78 calorias por porção, ou os Corn Flakes de Kellogg e os Whole Grain da General Mills, que contêm ambos 10calorias.

Outros cereais simples, com poucas calorias (embora um pouco mais que os exemplos anteriores) são os Cherios de General Mills, com 11calorias, os Kellogs Especial, de Kellogg, com 117 e Aveia Vida de Quaker, com 119.

Outros, com um conteúdo relativo de açúcar um pouco maior, mas ainda com poucas calorias, incluem-Mel Traineras, de Kellogg, que tem apenas 104 calorias, e as Capitão Crunch, Quaker, as Graham Ouro, General Mills e as Krispies de arroz, de Kellogg, com 105, 12e 128 calorias, respectivamente.

Prontos Para Comer (Enriquecidos)

Prontos-Para-Comer-enriquecidosSe procuramos incluir no nosso pequeno-almoço alguns sabores adicionais, como chocolate, açúcar, extra, logicamente vamos ver aumentada a quantidade de calorias, como podemos ver nos Reese, General Mills ou Fosco Mini Trigo, Kellogg, com 13e 189 calorias, respectivamente.

Além disso, os “Básicos 4”, da General Mills, contendo 21calorias.

Outro exemplo de aumento calórico, o encontramos quando os cereais vêm enriquecidos com nozes ou frutos secos em geral.

Onde encontramos os níveis calóricos mais elevados por porção.

Por exemplo, as Granola Natural 100% de Quaker, contêm 195 calorias, e as Nut Bran com passas, General Mills, tem cerca de 200.

Diante disso, a Associação Americana do Coração aconselha melhorar os cereais simples, com a adição de frutas frescas: mais saudável e com menos calorias totais.

Cereais Quentes

cereais-quentesEntre os cereais, com menor quantidade de calorias, além disso, com menos açúcar e mais saudáveis, de acordo com a USDA, encontra-se o farelo de aveia cozida, com apenas 88 calorias.

Você ainda está na quantidade de calorias, a Sêmola de Milho Quaker, o Malt-ou-Refeição, Creme de Trigo de B