Descobrem o elo de ligação entre a Diabetes e as doenças vasculares.
Em um estudo realizado na Universidade de Washington, descobriu-se que a Diabetes pára a produção do Ácido Graxo Sintase (FAS, sigla em inglês), o que afeta o sistema circulatório ao ponto de provocar amputações, cegueira e acidentes vasculares cerebrais.
O FAS é o responsável por proteger a camada fina que cobre o interior de artérias e veias, pois ajuda a que o óxido nítrico aderir às paredes dos vasos sanguíneos, tornando-os flexíveis e dilatando eles, por sua vez, que ajuda a nutrição das outras células envolvidas no processo de circulação do sangue.
A pesquisa foi realizada em ratos criados especificamente com a falta de FAS em que se observou que apresentaram as mesmas complicações que uma pessoa com Diabetes mal controlada.
Também, comparou os roedores que não produziam FAS com ratos com Diabetes, descobrindo um forte paralelismo entre a total ausência da enzima e os baixos níveis desta, o que até agora não tinham números específicos.
Além disso, graças a pesquisas recentes em Diabetes, descobriu-se que o endotélio, a camada que reveste os vasos sanguíneos, tem funções superiores a de ser um simples canal onde circula o sangue, entre elas neurotransmissores e troca de nutrientes e resíduos, portanto, que as disfunções neste órgão são responsáveis por sangramento, arteriosclerose e hipertensão arterial.
Em um país como o Brasil, onde estima-se que 16 milhões de pessoas vivem com Diabetes e muitas também com hipertensão, este achado poderia ser extremamente útil para evitar complicações futuras.