Se você não sabe o que é diabetes ou ainda tem dúvidas não se acanhe, neste artigo vamos revelar tudo sobre a diabete Mellitus.
A primeira coisa que o indivíduo com alta glicêmcia pensa quando seus exames dão uma glicemia acima de 100mh/dl e que está com diabetes. Mas nem sempre isso quer dizer que você esteja diabético.
Neste artigo veremos:
- O que é a Diabetes
- Tipos de Diabetes
- Causas da Diabetes
- Sintomas da Diabetes
- Problemas causadas pelo Diabetes
- Tratamento para diabéticos
- Alimentação para diabéticos
- Medicamentos para diabéticos
O que é a Diabetes
O que é a Diabetes?
Diabetes é uma condição de saúde grave ao longo da vida que ocorre quando a quantidade de glicose (açúcar) no sangue é muito alta, porque o corpo não pode usá-lo corretamente. Se não for tratada, níveis elevados de glicose no sangue podem causar complicações graves de saúde.
Existem dois tipos principais de diabetes: Tipo 1 e Tipo 2. São condições diferentes, causadas por coisas diferentes, mas ambos são graves e precisam ser tratados e gerenciados adequadamente.
A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que desempenha um papel muito importante em nossos corpos. Depois que comemos, começamos a digerir carboidratos, quebrando-os em glicose.
A insulina liberada pelo pâncreas move a glicose para nossas células, onde é usada como combustível para a energia. Pode ajudar a entender que a insulina é muitas vezes descrita como uma chave, que abre as portas para as células, permitindo que a glicose para entrar.
Tipos de Diabetes
Tipos de Diabetes
DIABETES TIPO 1
Diabetes tipo 1 é uma condição auto-imune onde o corpo ataca e destrói as células produtoras de insulina, o que significa que não é produzida insulina. Isso faz com que a glicose aumente rapidamente no sangue.
Ninguém sabe exatamente por que isso acontece, mas a ciência nos diz que não tem nada a ver com dieta ou estilo de vida. Cerca de 10 por cento das pessoas com diabetes têm a diabetes do Tipo 1.
DIABETES TIPO 2
No diabetes tipo 2, o organismo não produz insulina suficiente, ou a insulina que produz não funciona adequadamente, o que significa que a glicose se acumula no sangue.
O diabetes tipo 2 é causado por uma interação complexa de fatores genéticos e ambientais. Até 58 por cento dos casos de diabetes tipo 2 podem ser retardados ou impedidos através de um estilo de vida saudável. Cerca de 90 por cento das pessoas com diabetes têm a de Tipo 2
PRÉ DIABETES
O pré diabetes é um tipo de diabetes associado diretamente a genética do indivíduo, aqueles por exemplo que possuem forte incidência da doença na família, como por exemplo: os país possuem diabetes (Pai e Mãe), irmãos gêmeo univitelino, e ainda Mães que geraram crianças com mais de 4 kilos.
DIABETES GESTACIONAL
Diabetes mellitus gestacional (por vezes referido como GDM) é uma forma de diabetes que ocorre durante a gravidez e geralmente desaparece após o nascimento do bebê. Ele é diagnosticado quando os níveis mais altos de glicose no sangue aparecem pela primeira vez durante a gravidez.
Causas da Diabetes
Causas da Diabete
Pessoas com sobrepeso e obesas têm um risco muito maior de desenvolver diabetes tipo 2 em comparação com aqueles com um peso corporal saudável. Pessoas com muita gordura visceral, também conhecida como obesidade central, gordura da barriga ou obesidade abdominal, estão especialmente em risco.
Estar com sobrepeso / obesidade faz com que o corpo libere substâncias químicas que podem desestabilizar os sistemas cardiovascular e metabólico do corpo.
Ser excesso de peso, fisicamente inativo e comer os alimentos errados todos contribuem para o nosso risco de desenvolver diabetes tipo 2. Beber apenas uma lata de refrigerante (não-diet) por dia pode aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 22%, pesquisadores do Imperial College London relataram na revista Diabetologia (Veja Aqui).
Os cientistas acreditam que o impacto de refrigerantes açucarados sobre o risco de diabetes pode ser um efeito direto, em vez de simplesmente uma influência sobre o peso corporal.
O risco de desenvolver diabetes tipo 2 também é maior à medida que envelhecemos. Especialistas não estão completamente certos por quê, mas dizem que, à medida que envelhecemos, tendemos a aumentar nosso peso e nos tornamos menos fisicamente ativos.
Aqueles com um parente próximo que tinham / tinham diabetes tipo 2, pessoas de origem do Oriente Médio, Africano ou do Sul da Ásia também têm um maior risco de desenvolver a doença.
Os homens cujos níveis de testosterona são baixos foram apontados a ter um maior risco de desenvolver diabetes tipo 2. Pesquisadores da Universidade de Edimburgo, na Escócia, dizem que baixos níveis de testosterona estão ligados à resistência à insulina.
Sintomas da Diabetes
Sintomas do Diabetes
No diabetes tipo 1, os sintomas são freqüentemente súbitos e podem ser fatais; Portanto, geralmente é diagnosticado com bastante rapidez.
No diabetes tipo 2, muitas pessoas não têm sintomas, enquanto outros sinais podem passar despercebidos sendo visto como parte de “envelhecer”.
Portanto, no momento em que os sintomas são notados, as complicações da diabetes já podem estar presentes.
- Os sintomas comuns incluem:
- Sendo mais sedento do que o habitual
- Passando mais urina
- Sentindo-se cansado e letárgico
- Sempre com fome
- Tendo cortes que curar lentamente
- Comichão, infecções cutâneas
- Visão embaçada
- Perda de peso inexplicável (tipo 1)
- Gradualmente ganhando peso (tipo 2)
- Mudanças de humor
- Dores de cabeça
- Sentindo zonzo
- Cãibras nas pernas
Problemas causadas pelo Diabetes
Problemas causadas pelo Diabetes
Diabetes pode ser gerenciado bem, mas as complicações potenciais são as mesmas para o tipo 1 e diabetes tipo 2, incluindo ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, doença renal, amputação de membros, depressão, ansiedade e cegueira.
Sabemos que diabetes:
- É a principal causa de cegueira em adultos em idade de trabalhar
- É uma das principais causas de insuficiência renal e diálise
- Aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames até quatro vezes
- É uma das principais causas de amputações de membros
- Afeta a saúde mental, bem como a saúde física. Depressão, ansiedade e angústia ocorrem em mais de 30% de todas as pessoas com diabetes
O diagnóstico precoce, o tratamento ideal e o apoio e gestão eficazes contínuos reduzem o risco de complicações relacionadas com a diabetes.
Tratamento para diabéticos
Tratamento para diabéticos
Não há nenhuma cura para o diabetes, assim que o tratamento aponta manter seus níveis de glicose de sangue tão normais quanto possível e controlar seus sintomas para impedir problemas de saúde que se desenvolvem mais tarde na vida.
Se você foi diagnosticado com diabetes, você será encaminhado para tratamento especializado de uma equipe de cuidados com diabetes. Eles serão capazes de ajudá-lo a entender seu tratamento e monitorar de perto sua condição para identificar quaisquer problemas de saúde que possam ocorrer.
Tratamentos para Diabetes tipo 1
ocorre porque seu corpo não produz insulina. Isso significa que você precisará de tratamento regular com insulina para manter seus níveis de glicose normais.
A insulina vem em várias preparações diferentes, cada uma das quais funciona de forma ligeiramente diferente. Por exemplo, alguns duram até um dia inteiro (de longa duração), alguns duram até oito horas (longa duração) e alguns funcionam rapidamente, mas não duram muito tempo (ação rápida).
É provável que o seu tratamento inclua uma combinação de diferentes preparações de insulina.
Tratamento para Diabetes do Tipo 2
O corpo não produz insulina suficiente para a função adequada, ou as células do corpo não reagem à insulina (resistência à insulina).
Aproximadamente 90% de todos os casos de diabetes em todo o mundo são do tipo 2.
Algumas pessoas podem ser capazes de controlar seus sintomas de diabetes tipo 2, perdendo peso, seguindo uma dieta saudável, fazendo muito exercício e monitorando seus níveis de glicose no sangue.
No entanto, diabetes tipo 2 é tipicamente uma doença progressiva – que gradualmente piora – e o paciente provavelmente vai acabar por ter de tomar insulina, geralmente em forma de comprimido.
Alimentação para diabéticos
Alimentação para diabéticos
Suas escolhas alimentares importam muito quando você tem diabetes. Alguns são melhores que outros.
Nada é completamente fora dos limites. Mesmo itens que você pode pensar como “o pior” pode ser tratado separadamente em ocasionalidades se em pequenas porções. Mas de toda forma eles não vão ajudá-lo.
Amidos
Seu corpo precisa de carboidratos. Mas você precisa escolher sabiamente. Use esta lista como um guia.
Melhores escolhas
- Grãos inteiros, como arroz integral, farinha de aveia, quinoa, painço ou amaranto
- Batata doce assada
- Itens feitos com grãos integrais e sem açúcar (ou muito pouco) adicionado
Piores escolhas
- Grãos processados, como arroz branco ou farinha branca
- Cereais com pouco grãos integrais e lotes de açúcar
- pão branco
- batatas fritas
- Tortilhas fritas de farinha branca
- Vegetais
Você vai ter fibra e muito pouco de gordura ou sal (a menos que você os adicione). Lembre-se, batatas e milho contam como carboidratos.
Melhores escolhas
- Legumes frescos, comidos crus ou levemente cozidos no vapor, assados ou grelhados
- legumes congelados, levemente cozido no vapor
- Verdes como couve, espinafre e rúcula, alface possuem muitos nutrientes, e são ótimas escolhas pois possuem muitas fibras
- Escolha sempre um cardápio colorido: verdes escuros, vermelho ou laranja (pense em cenouras ou pimentões vermelhos), brancos (cebola) e até roxo (berinjela). As orientações norte-americanas de 2015 recomendam 2,5 xícaras de legumes por dia.
Piores escolhas
- Vegetais enlatados em conserva com excesso de sódio adicionado
- Alimentos preparados com muito de manteiga, queijo ou molho
Frutos
Eles dão carboidratos, vitaminas, minerais e fibras. A maioria é naturalmente baixa em gordura e sódio. Mas eles tendem a ter mais carboidratos do que os vegetais.
Melhores escolhas
- Fruta fresca
- Frutas congeladas simples ou frutas enlatadas sem adição de açúcar
- Açúcar ou pouco açúcar ou conservas
Piores escolhas
- Frutas enlatadas com calda de açúcar
- Geléia comum, frutas em conserva (a menos que você consuma uma porção muito pequena)
- Suco de Frutas devem ser consumidas com moderação
Medicamentos para diabéticos
Medicamento para Diabéticos
Além da famosa Insulina ainda existem outros medicamentos que podem ser recomendados para o tratamento da sua Diabetes.
As drogas anti-hiperglicêmicas orais têm três modos de ação para reduzir os níveis de glicose no sangue: 3
- Secretagogos melhorar a secreção de insulina pelo pâncreas
- Sensibilizadores aumentam a sensibilidade dos tecidos periféricos à insulina
- Os inibidores prejudicam a absorção gastrointestinal da glicose.
Os medicamentos provavelmente serão recomendados para consumo vitalício, essa dependência por medicamentos só tende a piorar conforme o passar dos anos.
Para tratar sua Diabetes naturalmente e baixar sua Glicose rapidamente eu recomendo fortemente que você veja este vídeo!