Diabetes mellitus gestacional (por vezes referido como GDM) é uma forma de diabetes que ocorre durante a gravidez e geralmente desaparece após o nascimento do bebê.
Ele é diagnosticado quando os níveis mais altos de glicose no sangue aparecem pela primeira vez durante a gravidez.
Diabetes Gestacional
O diabetes gestacional está se tornando mais comum na Austrália, afetando milhares de mulheres grávidas. Entre 5% e 10% das mulheres grávidas desenvolverão diabetes gestacional e isso geralmente ocorre em torno da 24 a 28 semanas de gravidez.
Todas as mulheres são testadas para diabetes gestacional como parte do exame de rotina de 24-28 semanas com seu GP.
As mulheres que têm um ou mais dos fatores de risco são aconselhados a ter um teste de diabetes quando a gravidez é confirmada, em seguida, novamente em 24 semanas se a diabetes não foi detectado no início da gravidez.
Embora não haja uma razão para que as mulheres desenvolvam diabetes gestacional, você está em risco de desenvolver diabetes gestacional se você:
- São mais de 25 anos de idade
- Ter histórico familiar de diabetes tipo 2
- Estão com sobrepeso
- São de um fundo Indígena Australiano ou Ilha do Estreito de Torres
- São de um fundo vietnamita, chinês, do Oriente Médio, polinésio ou melanésio
- Tiveram diabetes gestacional durante gestações anteriores
- Tiveram previamente a síndrome Polycystic do ovário
- Ter dado à luz um bebê grande
- Ter histórico familiar de diabetes gestacional
A maioria das mulheres é diagnosticada após exames de sangue especiais. Um Teste de de Glicose (GCT) é um teste de rastreio onde o sangue é tomado para uma medição de glicose uma hora após uma bebida de glucose.
Se este teste é anormal, em seguida, um Teste de Tolerância à Glucose Oral (OGTT) é feito. Para uma OGTT uma amostra de sangue é tomada antes e duas horas após a bebida.
O que fazer depois de ser diagnosticado?
Para muitas pessoas, ser diagnosticado com diabetes gestacional pode ser perturbador. No entanto, é importante lembrar que a maioria das mulheres com diabetes gestacional têm uma gravidez saudável, parto normal e um bebê saudável.
O tratamento é alimentação saudável, atividade física e monitoramento e manutenção de um nível normal de glicose no sangue enquanto estiver grávida. Leia mais sobre o controle da diabetes gestacional.
Riscos do desenvolvimento de diabetes tipo 2
Enquanto os níveis maternos de glicose no sangue normalmente retornam ao normal após o nascimento, há um risco aumentado de desenvolver diabetes tipo 2 no futuro. O bebê também pode estar em risco de desenvolver diabetes tipo 2 mais tarde na vida.
O que causa diabetes gestacional?
Na gravidez, a placenta produz hormônios que ajudam o bebê a crescer e se desenvolver. Estes hormônios também bloqueiam a ação da insulina da mãe. Isso é chamado de resistência à insulina.
Devido a esta resistência à insulina, a necessidade de insulina na gravidez é 2 a 3 vezes maior do que o normal. Se você já tem resistência à insulina, então seu corpo pode não ser capaz de lidar com a demanda extra para a produção de insulina e os níveis de glicose no sangue (açúcar) será maior resultando no diabetes gestacional sendo diagnosticado.
Quando a gravidez acabou e os níveis de glicose no sangue retornam ao normal, a diabetes desaparece, porém esta resistência à insulina aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 na vida adulta.
Gestão, cuidados e tratamento
O diabetes gestacional muitas vezes pode ser inicialmente gerenciado com alimentação saudável e atividade física regular. No entanto, para algumas mulheres com diabetes gestacional, injeções de insulina serão necessárias para o resto da gravidez.
Se você foi recentemente diagnosticado com diabetes gestacional ou tem um membro da família com diabetes gestacional, Veja como controlar através do programa desvendando os segredos do diabetes: Site Oficial