O que é diabetes tipo 1?
Diabetes tipo 1 ocorre quando o sistema imunológico ataca por engano o corpo e mata as células beta do pâncreas. Não, ou muito pouco, a insulina é liberada no corpo. Como resultado, o açúcar se acumula no sangue em vez de ser usado como energia.
Cerca de cinco a 10 por cento das pessoas com diabetes têm diabetes tipo 1. Diabetes tipo 1 geralmente se desenvolve na infância ou adolescência, mas pode desenvolver na idade adulta.
A diabetes tipo 1 é sempre tratada com insulina. Planejamento de refeições também ajuda a manter o nível de açúcar no sangue nos níveis certos.
Diabetes tipo 1 também inclui diabetes latente auto-imune em adultos, o termo usado para descrever o pequeno número de pessoas com diabetes tipo 2 aparente que parecem ter imunomediada perda de células beta pancreáticas.
O que é diabetes tipo 2?
Diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não pode usar corretamente a insulina que é liberado (insulinemia) ou não faz insulina suficiente. Como resultado, o açúcar se acumula no sangue em vez de ser usado como energia.
Cerca de 90 por cento das pessoas com diabetes têm diabetes tipo 2. Diabetes tipo 2 com mais frequência se desenvolve em adultos, mas as crianças podem ser afetadas.
Dependendo da gravidade da diabetes tipo 2, ela pode ser administrada através de atividades físicas e planejamento de refeições, ou pode também exigir medicamentos e / ou insulina para controlar o açúcar no sangue de forma mais eficaz.
O que é diabetes gestacional?
Um terceiro tipo de diabetes, o diabetes gestacional, é uma condição temporária que ocorre durante a gravidez. Afeta cerca de 2-4 por cento de todas as gravidezes (na população não-aborígene) e envolve um risco aumentado de desenvolver o diabetes para a mãe e a criança.
Quais são as complicações da diabetes?
Tendo alta de açúcar no sangue pode causar complicações relacionadas ao diabetes, como doença renal crônica, problemas nos pés, não-traumático membro inferior (perna, pé, dedo do pé, etc) amputação, doença ocular (retinopatia), que pode levar à cegueira, acidente vascular cerebral, ansiedade, lesão nervosa e disfunção eréctil (homens).
Por isso é importante diagnosticar a diabetes rapidamente, por isso faça visitas frequentes ao seu médico para buscar um tratamento o mais rápido possível.
Complicações relacionadas ao diabetes podem ser muito graves e até mesmo fatais. O bom gerenciamento dos níveis de açúcar no sangue reduz o risco de desenvolver essas complicações.
Essas medidas normalmente são feitas através de uma alimentação especial para diabéticos e na maioria das vezes com uso de remédio para diabéticos.