Dicas para evitar doenças respiratórias
Dicas para evitar doenças respiratórias
Embora o inverno ainda não começou (início a 22 de dezembro) as baixas temperaturas já se sente por todo o país e, além disso, estamos passando por mudanças bruscas de clima, o que fomenta o aparecimento de doenças como gripe, resfriado, tosse, otite (infecção no ouvido), bronquite e laringite, assim como outras doenças respiratórias crônicas que podem chegar a causar a morte: pneumonia, asma e problemas respiratórios crônicos.
Estas doenças constituem um problema de saúde grave, porque é muito contagiosa, por isso, é necessário que você tenha todas as armas para combatê-los. As seguintes dicas podem ajudá-lo:
Evita sair e entrar de um local frio para um quente
Aqueça bem
Evita o uso indiscriminado de aquecedores ou aquecimento
Toma abundantes líquidos de forma contínua
Cobre sua boca e nariz, ao sair para a rua ou espaços livres, principalmente na parte da manhã ou durante a noite, que é quando mais baixa a temperatura
Seca o seu cabelo antes de sair para a rua
Evite ambientes poluídos, especificamente do fumo do tabaco
Leva uma alimentação balanceada, apoiada por complementos vitamínicos (C, D, Zing, Omega3, Omega6) e minerais, que ajudam a criar defesas no organismo
Integra na sua alimentação frutas que contenham vitamina C: laranja, toranja, limão, cenoura, mamão e goiaba. Este tipo de alimentos tem efeito sobre a mucosa respiratória, permitindo melhor acção local de anticorpos
Não faça exercício físico ao ar livre, nas primeiras horas da manhã e ao cair da noite
Dorme em média 8 horas diárias
Evite o contato direto com a pessoa que sofra de alguma doença (gripe, tosse, etc)
Vacúnate contra a gripe
Lave as mãos com sabão e água quente com regularidade
Dirija com o seu Médico se sentir doente. Os sintomas da gripe costumam durar de 1 a 2 semanas. Se após este prazo os seus sintomas não melhoram, pode ser devido a uma alergia complicação do frio ou por alguma outra razão.
Não te automediques. Se você tem algum incómodo, consulte o Médico em tempo hábil.
Diante de um resfriado ou infecção bacteriana, não tome antibióticos como “medida preventiva”, já que não vai ajudá-lo. Os antibióticos não são medicamentos recomendados para combater o vírus que provoca a gripe.
Lembre-se que quando você tem Diabetes, você é mais propenso a infecções, por isso é necessário que duplique seus cuidados. Além disso, se você ficar doente, você pode colocar em perigo o seu controle, por isso é melhor que seja prevenido.