Esmalte dentário: descubra o que é

Você sabe o que é esmalte dentário? Esse nada mais é do que todo o revestimento envolta dos dentes que tem como principal responsabilidade a realização da defesa dos nossos dentes. Isso porque, é justamente essa camada que protege os dentes de doenças e ações de microrganismos.

Entretanto, assim como um esmalte de unha, os esmaltes dentários podem acabar enfraquecidos ou até mesmo perfurados/desgastados a depender de algumas ações humanas ou falta de atos preventivos, necessários para a manutenção da saúde bucal.

Tendo esse cenário em mente, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre os esmaltes dentários, bem como sua importância e ações que podem preservá-los para manter dentes e uma saúde dental impecável, para preservar uma mordida eficiente, além de belos sorrisos, mesmo utilizando aparelho invisível.

O que é esmalte dentário?

Por definição o esmalte que fica envolto ao dente nada mais é do que uma das principais estruturas dos dentes, assim como a dentina e a polpa do dente. Isso porque, ele é o tecido mais mineralizado do nosso corpo, sendo constituído por 90% de minerais, como zinco, magnésio e cobre, e 10% de água e outros materiais orgânicos.

cuidados com o dente

Em suma, esse sentido pode ser visto com os próprios olhos, uma vez que ele se encontra sustentado pela dentina.

Sendo assim, os dentes são formados pela camada que se encontra logo abaixo do esmalte e logo embaixo dela existe a polpa, onde há nervos e tecido conjuntivo.

O que pode desgastar o esmalte dos dentes?

Apesar de serem extremamente resistentes, os esmaltes dentais podem ser desgastados e enfraquecidos através de diversas práticas. muitas delas envolvem descuidos com a higiene bucal, ingestão de alimentos ruins para a saúde, uso de drogas e, até mesmo, a realização de tratamentos sem a supervisão e indicação de profissionais dentistas.

Um exemplo disso são os clareamentos dentários caseiros.

Quando o procedimento é realizado em mercados clandestinos ou produtos caseiros vendidos com a finalidade de clarear os dentes, mas na verdade acabam desgastando os esmaltes do dente, fazendo com que este fique enfraquecido e portanto colocando a saúde bucal em risco.

Existe uma infinidade de tipos de clareamento dental dos quais podem ser feitos dentro de um consultório odontológico, dos quais são eficientes e não causam danos às dentições.

Outra coisa que pode acabar com os esmaltes dentários é a escovação agressiva e de forma intensa, ou até mesmo usando pastas de dentes que não são indicadas por especialistas. Isso porque os componentes químicos podem acabar tendo uma atuação de diluição dos esmaltes dos dentes.

Como recuperar o esmalte dentário?

Uma vez que você acabou passando por qualquer problema e tendo seus dentes afetados, bem como a destruição ou desgaste dos esmaltes dentários, é possível realizar alguns tratamentos para resolver essa questão.

Vale lembrar que assim como a avaliação para colocação de facetas de resina, os tratamentos de reconstrução do esmalte dentário deve ser avaliado e indicado por um profissional dentista, que por sua vez é o único profissional capaz de enxergar as peculiaridades e necessidades para a manutenção da saúde bucal.

Portanto, confira a seguir alguns do métodos mais utilizados para a reconstrução dos esmaltes dentários:

  • Utilizar cremes dentais à base de fluoreto ou gel fluoretado;
  • Fazer o uso de antisséptico bucal durante os gargarejos;
  • Realizar um tratamento eficiente de remineralização com vitamina D;
  • Tomando suplementos de cálcio indicados pelo profissional dentista.

Vale lembrar que em casos onde há comprovação de desgaste do esmalte dentário, o tratamento se torna necessário.

Isso porque, sem o esmalte em condições adequadas, os seus dentes podem estar em perigo, uma vez que doenças como as cáries ficaram mais eminentes.

Vale lembrar que esses males podem causar a queda ou extração dos dentes, fazendo com que o paciente precise se preocupar com questões como quanto custa um implante dentário.

Quais alimentos podem ajudar o esmalte dentário?

Os esmaltes dos dentes podem acabar fortalecidos de acordo com a alimentação do paciente. Isso porque, comidas ricas em minerais e nutrientes como o cálcio ajudam o corpo a fortalecer os dentes. Entretanto, o inverso também acontece.

Isso significa que a má alimentação também ajuda no desgaste dental tanto quanto outras formas de desgaste, como a escovação agressiva ou procedimentos de clareamento dental clandestinos. Vale lembrar que para fazer clareamentos da forma correta, basta buscar um profissional dentista e solicitar o preço clareamento dental,

Resumidamente, é necessário tomar cuidado com alimentos não saudáveis, principalmente os doces, uma vez que o açúcar é capaz de fortalecer as bactérias presentes na boca, favorecendo o surgimento de cáries, que por sua vez, são responsáveis pela degradação dos esmaltes dentários.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.