Importante o diagnóstico precoce

Importante o diagnóstico precoce

A Diabetes é uma doença silenciosa, que se começa a desenvolver, muitas vezes, sem que a pessoa se dê conta, é por isso que muitos pacientes são diagnosticados de 4 a 7 anos depois do início da doença, o que já apresentam algumas complicações como a neuropatia (danos nos nervos) nefropatia (doença dos rins), retinopatia (danos nos olhos, etc.

Isso faz com que, para certificar-se de que se consigam baixar os níveis de glicose no sangue, o Médico recomende ao paciente uma dieta muito restritiva em que não estarão presentes em alimentos com elevado Índice Glicémico. As pessoas com Diabetes devem manter uma alimentação suficiente, completa, variada e equilibrada, dar prioridade ao consumo de vegetais, legumes, frutas, e de forma moderada os diversos tipos de alimentos como o arroz, pão ou tortillas que fornecem energia, uma porção de proteína, que inclua carne, de preferência branca, como o peixe, e uma porção de vitaminas e minerais, principalmente em frutas.

Mas os pacientes não controlados têm que se submeter a rigorosos planos de alimentação que se traduzem em um aporte insuficiente de nutrientes. Além disso, muitas vezes, devido aos altos níveis de glicose no sangue, as pessoas com Diabetes não absorvem os nutrientes dos alimentos e está demonstrado que perdem vitaminas e minerais através da urina, o que se traduz em estados de carência que favorecem o aumento de doenças de toda a espécie, assinala a Dra Luz Maria Arrieta especialista no tratamento da Obesidade e a Diabetes.

A deficiência nutricional afeta qualquer pessoa, mas aquelas com Diabetes gera alterações metabólicas que, com o tempo, desencadeiam o desenvolvimento de danos em diversas partes do corpo, como tecidos, artérias, veias e órgãos vitais.

O dano tem sua origem na produção excessiva de radicais livres, que provêm do meio ambiente poluído e um estilo de vida estressante, causando um estresse oxidativo que não pode ser contrariado por sistemas antioxidantes de defesa de vitaminas e minerais. Por isso é que se diz que as pessoas com Diabetes apresentam envelhecimento precoce e, para combatê-lo, é necessária a ingestão de antioxidantes como as Vitaminas A, C e e, além de Selênio e Zinco, os quais são encontrados em frutas e vegetais.

Outra opção é a tomada de multivitamínicos como o suplemento nutricional Areta®, concebido para satisfazer as necessidades das pessoas com Diabetes. Graças ao seu conteúdo de antioxidantes potentes como o Cromo, Biotina, vitaminas A, C e e, Ácido Fólico e do Complexo B, que contribuem para melhorar a função do metabolismo e da sensibilidade à insulina, além de favorecer a neurotransmissão e a proteção cardiovascular.

Mas lembre-se, o segredo do bom controle do Diabetes é manter uma dieta equilibrada, fazer exercício e tomar pontualmente seus medicamentos.

Com informações de Méndez Group